evento

Lapig participa do evento de encerramento das atividades do FIP Monitoramento Cerrado

Plataforma Cerrado DPAT monitorava o desmatamento do Cerrado

Por Leoncio Silva (Lapig)

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), participou nesta quinta-feira (16) pela manhã, do encontro híbrido de encerramento das atividades do FIP Monitoramento Cerrado, que ocorreu em Brasília, com todas as equipes participantes da iniciativa.

O Lapig era um dos parceiros do projeto, cujo o principal produto desenvolvido foi a plataforma Cerrado DPAT, que é uma ferramenta online e gratuita criada com o propósito de monitorar e contextualizar os desmatamentos detectados com dados geográficos de diversas fontes do bioma cerrado.

Depois de quatro anos intensos de trabalho, o FIP Monitoramento Cerrado, finaliza suas atividades no final deste mês, por conta do término do contrato em dezembro com a rede financiadora e por falta de recursos e respostas do governo federal.

Participou do evento, representando o Lapig, de forma presencial, o professor Laerte Ferreira, que apresentou os resultados da plataforma e reiterou a importância do projeto e exaltou a parceria entre a UFG e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Além disso, estiveram presentes Mariana Gomes, Sérgio Nogueira e Luiz Mário, que fazem parte da equipe da Plataforma Cerrado DPAT.

evento
Foto: Divulgação/ LAPIG

A Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, esteve no evento e relatou a importância dos dados qualificados e seguros apresentados pela Plataforma e as consequências no auxílio das políticas públicas contra o desmatamento ilegal do Cerrado.

Todo o evento foi transmitido no canal do Youtube do Monitoramento do Cerrado e a participação do Lapig pode ser vista no link a seguir (https://www.youtube.com/watch?v=e3Q0aSnMJKg).

evento 1
 (Andréa Vulcanis e Laerte Ferreira)
Foto: Divulgação/ LAPIG