Reportagem TV Anhanguera

LAPIG concede entrevista à TV Anhanguera e alerta para possível falta de recursos de projeto que monitora o Cerrado

Projeto FIP Cerrado pode ficar sem financiamento e governo não oferece resposta

Por Leoncio Silva (Lapig)

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), concedeu entrevista nesta última segunda-feira (27), à TV Anhanguera, rede afiliada da TV Globo, para alertar da possível falta de recursos para a Plataforma Cerrado DPAT, que faz o mapeamento oficial do Cerrado e dá acesso a informações sobre o bioma. 

Gerenciado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e financiado pelo Banco Mundial, a Plataforma Deforestation Polygon Assessment Tool (Cerrado DPAT) foi desenvolvida pelo Lapig com o objetivo de ser uma ferramenta online e gratuita para gestores, pesquisadores e a sociedade obterem informações sobre o desmatamento do Cerrado e áreas susceptíveis.

Com o término do contrato em dezembro com a rede financiadora e com a inexistência de resposta por parte do governo federal e estadual, o Laboratório teme que o desmatamento do bioma aumente, visto que, a fiscalização, o monitoramento e a divulgação das informações não poderão ser mais feitas sem recursos. 

O professor Laerte Guimarães, os pesquisadores Luiz Mário Lustosa, Sérgio Henrique e a gestora de projetos Mariana Gomes, mostraram a importância do projeto no monitoramento e preservação do Cerrado e enfatizaram a preocupação com a falta de verbas. “Hoje nós não temos nenhum conhecimento desse recurso, sobre qual será a fonte, e, nem mesmo temos a certeza se terá continuidade”, declara Laerte em entrevista ao jornal. 

Confira a matéria completa no link (https://globoplay.globo.com/v/9897341/).

Reportagem TV Anhanguera
Foto: Divulgação/ Arquivo LAPIG

 

CERRADO DPAT

A plataforma considera análises de pontos de validação visualmente inspecionados, visitas em campo e métodos de análise automática para detecção de desmatamentos (e.g. superfície de susceptibilidade ao desmatamento e análise de séries temporais em imagens de satélite).

Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos, fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado.

O Cerrado DPAT inova porque, além de qualificar o desmatamento com dados geográficos de diversas fontes, também oferece a validação dos polígonos de desmatamento, contribuindo para a melhoria do processo de detecção da perda de vegetação nativa no Cerrado.

Acesse: www.cerradodpat.ufg.br