
LAPIG promove capacitação da Plataforma Cerrado DPAT para municípios baianos
Plataforma faz o monitoramento do desmatamento do Cerrado
Por Leoncio Silva (Lapig)
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou nesta última quarta-feira (29), uma intensa capacitação da Plataforma Cerrado DPAT para inúmeros municípios baianos, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), ambos da Bahia.
A oficina foi realizada de forma virtual, de 13h30 às 17h30 e ministrada pelos pesquisadores Luiz Mário Lustosa e Sérgio Henrique, com o objetivo de apresentar a plataforma e todas as funcionalidades nela disponíveis, voltadas para o Cerrado baiano, aos analistas, fiscais e demais servidores que estão na linha de frente das Secretarias Municipais trabalhando no combate ao desmatamento do bioma.
A coordernadora do Lapig, a professora Elaine Silva, e representantes do Inema e da Sema abriram o encontro com boas-vindas aos integrantes. Segundo Elaine, as capacitações são um projeto do Laboratório, que já foram realizadas em diversos municípios Goianos, Tocantinenses e ainda neste ano deve ocorrer em outros estados que possuem a vegetação do Cerrado.
A Plataforma, que corre o risco de ficar sem verba nos próximos meses, foi desenvolvida pelo Lapig com o objetivo de ser uma ferramenta online e gratuita para gestores, pesquisadores e a sociedade obterem informações sobre o desmatamento do Cerrado e áreas susceptíveis.
Acesse: www.cerradodpat.ufg.br
