Programa de Pesquisa em Pastagens (PPP)

On 07/08/21 09:49 Updated at 01/14/25 16:45
Pastagem
Parte da equipe do Programa de Pesquisas em Pastagem

 

Em 2009, com o apoio do Department of Global Ecology (Carnegie Institute / Stanford University), o Lapig, sob a coordenação do professor Laerte Ferreira, iniciou a avaliação do potencial de imagens satelitárias para monitorar a condição (estágio de degradação) e o potencial produtivo das pastagens do bioma Cerrado. Esse esforço resultou no desenvolvimento de monografias, dissertações, testes, artigos científicos e nos primeiros protocolos para o processamento de imagens de resolução espacial moderada, visando à geração de proxies de produtividade primária.

Em 2014, em parceria com a então Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, foi desenvolvido o projeto Radiografia das Pastagens do Brasil. No mesmo ano, com o apoio da Gordon and Betty Moore Foundation, teve início o projeto Spatial Metrics and Baselines of Degradation Patterns and Provision of Ecosystem Services by Pastures in Brazil. Em 2015, o Lapig assumiu a responsabilidade pelo mapeamento anual de pastagens no Brasil como parte da iniciativa MapBiomas.

Atualmente, cerca de 20 pesquisadores, entre docentes e bolsistas de pós-graduação e iniciação científica, fazem parte do Programa de Pesquisas em Pastagens, dedicando-se ao estudo de pastagens e pecuária. O foco principal é o desenvolvimento de algoritmos e protocolos para o mapeamento e monitoramento dessas áreas no Brasil. Os dados e informações gerados no âmbito dessa iniciativa, considerada um verdadeiro programa de pesquisa, estão disponíveis na plataforma Atlas das Pastagens.

 

Laerte

Professor Dr. Laerte Guimarães Ferreira Jr.

Pesquisador e coordenador do PPP

Conheça a nossa toda a equipe clicando aqui.