Plataforma de Conhecimento do Cerrado

On 07/07/21 11:32 Updated at 07/07/21 11:32

Este projeto tem por referência a larga experiência do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), no que diz respeito à geração, compilação, organização e disseminação de dados e informações geográficas e ambientais, voltados à melhor governança territorial do Cerrado.

Os objetivos principais deste projeto são:

1. Promover o compartilhamento de dados, informações e conhecimento entre as várias partes interessadas no bioma, direta e indiretamente relacionadas ao Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPEF);
  2. Engajar e empoderar a sociedade civil por meio de informações confiáveis e ferramentas de monitoramento dos ecossistemas do Cerrado. Para atingi-los, nossas ações serão estruturadas em três componentes básicos:
    - Compilação de Bases de Dados geográficas;
    - Implementação de Ferramentas Computacionais (reunidas numa plataforma de consulta online, a qual leva o nome deste projeto);
    - Capacitação/treinamentos das instituições parceiras/tomadores de decisão, com vistas ao melhor aproveitamento deste serviço, bem como a sua manutenção a longo prazo.

Em outras palavras, uma visão unificada e organizada do conhecimento acumulado sobre o bioma Cerrado permitirá um direcionamento mais assertivo de recursos em iniciativas de conservação relevantes e/ou negligenciadas até o momento. Espera-se que esse processo de conscientização promova um engajamento de membros da sociedade civil em ações relacionadas às iniciativas desenvolvidas pelo CEPF no Brasil.

Acesse: https://cepf.lapig.iesa.ufg.br