Cerrado DPAT

On 07/07/21 11:14 Updated at 07/07/21 11:22

No âmbito do Programa Monitoramento do Cerrado (http://cerrado.obt.inpe.br/) e do projeto de “Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no cerrado brasileiro”, gerenciado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e financiado pelo Banco Mundial, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu a Plataforma Deforestation Polygon Assessment Tool (Cerrado DPAT).

O Cerrado DPAT é uma ferramenta online e gratuita criada com o propósito de contextualizar os desmatamentos detectados pelos sistemas PRODES-Cerrado e DETER-Cerrado, produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Programa Monitoramento do Cerrado.

A plataforma considera análises de pontos de validação visualmente inspecionados, visitas em campo e métodos de análise automática para detecção de desmatamentos (e.g. superfície de susceptibilidade ao desmatamento e análise de séries temporais em imagens de satélite).

Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos, fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado.

O Cerrado DPAT inova porque, além de qualificar o desmatamento com dados geográficos de diversas fontes, também oferece a validação dos polígonos de desmatamento, contribuindo para a melhoria do processo de detecção da perda de vegetação nativa no Cerrado.

Acesse: www.cerradodpat.ufg.br