Quem somos

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) está vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás (UFG). As suas atividades foram iniciadas em 1994, tendo contribuído, durante este período, com a elaboração de diversas monografias, dissertações e teses, além da oferta de disciplinas de sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográficas para diferentes cursos e unidades da UFG. Em 2010, demos início ao Lapig Geocurso , um projeto de extensão que oferta cursos de curta duração no âmbito das geotecnologias e tem como público-alvo a comunidade universitária e externa à UFG, podendo ser estudantes de todas as Intuições de Ensino e/ou profissionais do mercado de trabalho (autarquias públicas, mistas, ONGs, empresas privadas).

Em paralelo a tudo isso, no Lapig a pesquisa configura-se como uma importante frente de atuação, fortemente vinculada às atividades de ensino e extensão. Neste sentido, ao longo dos anos muitas são muitas as parcerias estabelecidas com importantes universidades e centros de pesquisa, no Brasil e no exterior, com vistas à produção e/ou organização de dados geográficos e documentais voltados ao monitoramento territorial e ambiental dos biomas brasileiros e respectivas paisagens naturais e antrópicas.

Nossa Missão: Formar recursos humanos de excelência e, por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, contribuir para tornar as informações geográficas e ambientais úteis e acessíveis.

Nossa Visão: Ser referência internacional na produção e na organização de dados geográficos, bem como no desenvolvimento de soluções, com vistas à melhor governança territorial e ambiental das paisagens brasileiras.

Nossos Valores:

  • Ética;
  • Transparência;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Comprometimento;
  • Poder transformador.