ATLAS

Premiados do Concurso Fotográfico Remanescer

As imagens que revelam a força dos ipês e dos remanescentes do Cerrado

atlas

 

O Concurso de Fotográfico “Remanescer” reconhece registros que revelam a beleza e a resistência dos ipês em Goiás, destacando a importância dos remanescentes de vegetação do Cerrado. É uma iniciativa do “Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás", um projeto que foi idealizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) de Goiás. Essa ação estratégica foi viabilizada por meio de um convênio firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG), através com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) junto ao Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (LAPIG), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). O concurso contou com o apoio do Adufg Sindicado e Goiânia Pulsa.

A seleção das imagens finalistas foi conduzida por uma comissão julgadora formada por profissionais da fotografia e nas artes visuais: Deivison de Moura Pereira, fotojornalista da Semad e do O Popular; Weimer Carvalho, editor de fotografia dos jornais Daqui e O Popular; Ana Rita Fernandes, fotógrafa, docente e pesquisadora da UFG; Júlia Mariano Ferreira, fotógrafa, artista visual e docente da UEG; e Marcos Aleotti, fotógrafo especializado em paisagens e vida selvagem.

As imagens vencedoras, escolhidas por sua força estética e relevância ambiental, integram agora a "Exposição do Remanescer", reforçando o compromisso coletivo com a proteção do Cerrado. Ela acontecerá, assim como a premiação dos vencedores, durante o Seminário de Conclusão da Primeira Etapa do Atlas, no dia 27 de novembro (quinta-feira), às 14h, no auditório da Adufg Sindicato, localizado na 9ª Avenida, 193 - Leste Vila Nova, Goiânia - GO.

Entre as 12 fotografias selecionadas, três receberão a premiação, composta por troféu exclusivo e Kit Remanescer, concedidos aos primeiros colocados. Os outros nove autores finalistas receberam menção honrosa, reconhecendo a qualidade e a relevância de seus registros. A ordem da colocação será revelada no evento. 

Inscreva-se para o evento clicando aqui.

Outras informações na página do concurso. Clique aqui.

Confira os selecionados:

RICARDO DE OLIVEIRA MESQUITA

Título: Ipê-amarelo em Coração

Local: Itapuranga, Goiás - setembro de 2025

Descrição: Foto tirada na zona rural do município de Itapuranga. Retrata a beleza do ipê-amarelo com formato de coração. 

atlas

 

CINDY OLIVEIRA RINCON

Título: Olhar encantado

Local: Goiânia, Goiás

Descrição: Ipê-amarelo em um condomínio de Goiânia, onde vivo, trabalho, e, mesmo com a correria do dia a dia, tenho o prazer de me encantar com uma coruja em frente a um enorme "pé de ipê".

Atlas

 

MARCELLO DANTAS

Título: Ipê-amarelo no Monumento Natural Cidade de Pedra

Local: Pirenópolis, Goiás - 2024

Descrição: A foto foi feita durante expedição fotográfica para o Monumento Natural Cidade de Pedra. A árvore se destaca em meio às formações rochosas.

atlas

 

GILSON PEDRO BORGES

Título: Aerovia Florida

Local: Goiânia, Goiás - 2025

Descrição: Tirada na Escola de Agronomia da UFG, em agosto deste ano. Retrata o ipê-amarelo.

atlas

 

LARRY RODRIGUES

Título: Majestoso ipê-amarelo

Local: Cromínia, Goiás

Descrição: Imponente ipê-amarelo com mais de 25 metros de altura durante os dias de floração.

atlas

 

BRUNO RODRIGUES COSTA

Título: Três fases e um olhar

Local: Jardim Bela Vista, Goiânia, Goiás - agosto de 2025

Descrição: Registro da espécie de ipê-rosa ou ipê-roxo-bola.

atlas

 

GUSTAVO FERNANDES RODRIGUES

Título: Amarelo de Boas-Vindas do Cerrado

Local: Anicuns, Goiás

Descrição: As imagens foram registradas na Faculdade de Anicuns, o ipê-amarelo floresce intensamente no momento do clique, envolvendo o céu azul com sua copa radiante, em um gesto de boas-vindas.

atlas

 

PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA

Título: O ipê-amarelo floresce como ouro vivo, pintando a paisagem com esperança

Local: Goiás - 2025

Descrição: Fotografia realizada na chácara Cantinho do Céu, retratando um ipê-amarelo em plena floração.

atlas

 

ROZELY EMILIANA DE OLIVEIRA

Título: Periquito-de-ombro-amarelo brincando com as belas flores do ipê-rosa

Local: Setor União, Goiânia, Goiás, 2025

Descrição: Registro foi feito no caminho para o trabalho numa bela manhã de sábado. O periquito me chamou a atenção pela alegria do seu canto, logo fotografei.

atlas

 

THAYNNY C. OLIVEIRA

Título: Ipês-amarelos ao luar

Local: Bela Vista de Goiás, Goiás

Descrição: Ipês-amarelos na fazenda estrela.

atlas

 

HUGO ALMEIDA MORAIS

Título: Luar do ipê

Local: Inhumas, Goiás - agosto de 2025

Descrição: Foto foi tirada na borda da cidade para registar o ipê ao luar.

atlas

 

ALEXANDRE DE ARAÚJO BADIM

Título: Interação harmoniosa

Local: Goiânia, Goiás - setembro de 2014

Descrição: Registro no campus 2 da UFG. Fica em detalhe a floração de um ipê-branco em frente ao Centro de Convenções.

atlas