prorrogação

Semad e UFG prorrogam inscrições do Concurso de Fotografia Remanescer

Iniciativa convida a sociedade a registrar a beleza do Cerrado e refletir sobre a urgência de preservar o que ainda resiste

prorrogação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig) e com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom-UFG), anunciaram nesta sexta-feira (03/10) a prorrogação das inscrições para o concurso de fotografia “Remanescer”. Agora, os interessados têm até o dia 12 de outubro de 2025 para enviar suas fotografias.

A iniciativa, desenvolvida pelo Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás, busca ampliar a visibilidade das áreas remanescentes do Cerrado e estimular o engajamento ambiental por meio da arte. O concurso convida fotógrafos profissionais e amadores a registrarem a beleza dos ipês e das paisagens do Cerrado, reforçando a importância de preservar o bioma.

Cada participante poderá inscrever até duas fotografias. Ao todo, serão selecionadas 12 imagens, sendo que as três melhores receberão premiação especial:

1º lugar – Troféu exclusivo + Kit Remanescer (com produtos do Cerrado e materiais institucionais)

2º lugar – Troféu exclusivo + Kit Remanescer

3º lugar – Troféu exclusivo + Kit Remanescer

Demais selecionados – Certificado de participação

As fotografias vencedoras serão apresentadas em exposição física e digital durante o Seminário de Apresentação das Bacias do Rio dos Bois, Meia Ponte, Tocantins e Paranã, mapeadas pelo Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás. O evento acontece no dia 26 de novembro de 2025, quando também será realizada a entrega dos prêmios e a divulgação da classificação final.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Lapig (lapig.iesa.ufg.br). A divulgação da campanha será realizada pelas redes sociais da Semad-GO (@semadgoias.reserva), do Lapig/UFG (@lapigufg), nos canais oficiais da UFG e por parceiros institucionais.

Sobre o Atlas

O “Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás” é uma iniciativa idealizada e financiada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), viabilizada por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA).

O projeto é responsável por mapear, com imagens de alta resolução captadas por satélites de tecnologia avançada, as áreas do estado que ainda contêm parte da vegetação natural do Cerrado — o bioma brasileiro que proporcionalmente mais sofreu com o desmatamento, tendo perdido mais de 90% de sua extensão original. O diferencial está na precisão do registro, com resolução espacial de 2 a 20 metros, como a obtida pelos satélites WPM/CBERS 4A e Sentinel 2, o que garante maior riqueza de detalhes e confiabilidade para as análises.

O projeto é responsável por mapear, com imagens de alta resolução captadas por satélites com tecnologia de ponta, regiões do estado de Goiás que ainda contém parte da vegetação natural do Cerrado, um dos biomas que mais sofreram com o desmatamento no Brasil. O seu diferencial é o nível de precisão desse mapeamento, mostrando potencial para se tornar um dos principais instrumentos de políticas públicas de proteção e preservação da biodiversidade goiana.

Serviço: prorrogação da inscrição do concurso cultural de fotografia 2025 - “Remanescer”

Data: 03 de outubro de 2025

Horário: 12h

Realização: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) e Universidade Federal de Goiás (UFG)

Apoio: Secretaria de Comunicação (Secom-UFG) e Goiânia Pulsa