
5 filmes sobre o Cerrado para exibir em sala de aula
Conheça produções audiovisuais que apresentam e contribuem para a conscientização sobre o bioma
Texto: João Pedro Bolzam

No mês de junho de 2025, entre os dias 10 e 15, ocorreu na cidade de Goiás (GO) o 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”. O evento deu enfoque ao principal bioma que preenche o estado, além disso, promoveu a exibição de filmes, premiação e shows, sendo também um importante palco de debate sobre as mudanças climáticas e alterações no meio ambiente.
Algumas sessões abordaram principalmente sobre educação ambiental, trazendo reflexões sobre práticas sustentáveis, consumo consciente, preservação dos recursos naturais e o papel das futuras gerações na proteção do planeta. Exibições audiovisuais voltadas ao público infantojuvenil, oficinas educativas e rodas de conversa com especialistas ampliaram o diálogo entre ciência, cultura e comunidade.
Aproveitando esse contexto, o Lapig separou alguns filmes que convidam a conhecer o Cerrado e suas características, tanto ambientais, quanto sociais. Produções que merecem ser apresentadas em sala de aula por professores de todo o Brasil.
Ser Tão Velho Cerrado (2018)
Com direção e roteiro de André D’Elia, o documentário tem a intenção de iniciar uma mobilização social acerca da mudança da paisagem natural no Cerrado, trazendo um debate sobre as alterações permissivas do Código Florestal e os desafios enfrentados pelos moradores da Chapada dos Veadeiros.
Filme: Ser Tão Velho Cerrado
Gênero: Documentário
Duração: 96 min
Onde assistir: YouTube
Trajetórias Cerradenses (2015)
Produzida pela TV UFG, essa série de três curta-metragens aborda uma visão humanística do Cerrado e sua cultura. Os documentários centram narrativas em personagens que vivem e dependem do bioma.
Filme: Trajetórias Cerradenses
Gênero: Minidocumentário
Duração: 37 min
Onde assistir: Youtube
As Águas que Brotam do Cerrado (2022)
Com elaboração e produção do Instituto Altair Salles (IAS), o documentário explica a participação do Cerrado nas principais bacias bibliográficas do país. Utilizando-se de uma linguagem pedagógica, a película combina elementos de animação e imagens gravadas para demonstrar a engrenagem das águas do Bioma.
Filme: As Águas que brotam do Cerrado
Gênero: Minidocumentário
Duração: 20 min
Onde assistir: YouTube
Expedição Araguaia (2025)
Fruto do programa “Araguaia Vivo 2030”, o filme é uma das três produções lançadas pela iniciativa durante o FICA. Sob a direção da professora Thais Rodrigues Oliveira, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e da professora Mariana Telles, da área de Ciências Biológicas da UFG e da PUC-GO, o documentário foi produzido em fevereiro de 2025, durante uma expedição em colaboração com o PPBio Araguaia iniciativa voltada à pesquisa em biodiversidade, financiada pelo CNPq e executada pela PUC Goiás.
A jornada navegou por diferentes trechos da bacia do Rio Araguaia a bordo de um barco-hotel, com o propósito de coletar informações científicas. Foram realizados estudos e monitoramentos sobre a biodiversidade local, além da análise de impactos ambientais e promoção do diálogo com as comunidades ribeirinhas. O Lapig também se fez presente na produção do filme por meio do graduando e pesquisador Igor Rodrigues, um dos responsáveis pelas imagens obtidas via drone.
Filme: Expedição Araguaia
Gênero: Documentário
Duração: 19 min
Onde assistir: YouTube
Você Conhece o Cerrado? (2014)
Um breve vídeo criado pelo World Wide Fund for Nature - Brasil (WWF) apresenta o bioma e seus desafios mais urgentes de maneira didática. Destinado a todos os públicos, utiliza uma estética animada e singular, tornando-se ideal para promover a conscientização entre as crianças.
Vídeo: Você Conhece o Cerrado?
Gênero: Curta
Duração: 3 min
Onde assistir: Youtube
Saiba mais
Essas recomendações estão alinhadas aos objetivos do projeto Lapig na Escola, iniciativa do laboratório dedicada a promover o uso de geotecnologias entre estudantes da educação básica. Por meio de atividades focadas na conservação do Cerrado e na aplicação dessas ferramentas, o Lapig impulsiona ações que conectam ciência, território e educação ambiental. A proposta amplia o acesso ao conhecimento e incentiva o protagonismo jovem na construção de um futuro mais sustentável.
O projeto também faz visitas e ministra palestras à escolas da cidade de Goiânia. Entre em contato e saiba mais: lapigcoordenacao@gmail.com