
No mês do Meio Ambiente, Lapig transforma ciência em ação pela natureza
Laboratório Participa de eventos, promove ações educativas e reforça seu compromisso com a conservação ambiental e o uso de geotecnologias nos biomas brasileiros.

Dia 5 de junho é Dia Mundial do Meio Ambiente, por isso, nas primeiras semanas do mês, o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig/UFG) esteve ativamente envolvido em uma série de ações voltadas à conscientização ambiental. Além de promover atividades próprias, a instituição também participou de eventos externos em parceria com órgãos públicos, escolas e organizações da sociedade civil. A programação incluiu desde a participação na 22ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF) até a presença no 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), passando por edições do projeto Lapig na Escola
Palestra com Elaine Silva no V Simpósio de Botânica Aplicada

Durante o V Simpósio de Botânica Aplicada, realizado na Universidade Estadual de Montes Claros, em Minas Gerais, a coordenadora Elaine Silva apresentou, no dia 04 de junho, a palestra Paisagens em transformação: Lapig e geotecnologias na conservação dos biomas brasileiros. A fala abordou, principalmente, o papel das geotecnologias na proteção dos biomas, com ênfase especial no Cerrado.
Expedição Meia-Ponte

No dia 5 de junho, o Lapig participou da Estação Ambiental do projeto Expedição Meia-Ponte, realizada no Bosque dos Buritis. A ação foi promovida pela Câmara Municipal de Goiânia, por meio da vereadora Kátia Maria, com o apoio de universidades e órgãos governamentais. A programação contou com mais de 30 atividades simultâneas, envolvendo instituições como UFG, UEG, IFG, PUC Goiás, Amma, Saneago, Inmet, CPRM, entre outras. A iniciativa ofereceu à população oficinas, palestras e exposições educativas, com foco na conscientização ambiental e na preservação do rio Meia Ponte. O laboratório esteve representado por membros do Núcleo de Pesquisa e Capacitação em Veículos Aéreos Não Tripulados (Pro-VANT) e por especialistas em geoprocessamento, que apresentaram a nova coleção de dados do MapBiomas.
Lapig na 22ª ACOF

Entre os dias 4 e 7 de junho, ocorreu na Universidade Federal de Goiás a 22ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, feira voltada à valorização do pequeno produtor rural, do cooperativismo e do desenvolvimento agropecuário sustentável. Com workshops, palestras e exposições abertas tanto à comunidade científica quanto ao público em geral, o evento reuniu mais de 15 mil pessoas no Centro de Eventos da UFG.
Dada a relevância da feira para o desenvolvimento sustentável, o Lapig marcou presença em duas frentes. No dia 5, foi realizada uma edição do projeto Lapig na Escola, iniciativa que busca transformar o ensino de conteúdos ligados à informação geográfica e à educação ambiental, tornando-os mais dinâmicos e acessíveis. A exposição teve como foco a divulgação de geotecnologias aplicadas à promoção de práticas educativas voltadas à preservação ambiental.
Já no dia 6, ocorreu o espaço Lapig/Pro-VANT na feira. Foram realizadas demonstrações com drones e apresentações dos projetos desenvolvidos pelo laboratório, aproximando ciência e sociedade. O professor Manuel Eduardo Ferreira, coordenador do núcleo, destacou a importância da participação no evento: "Expor para o agricultor familiar, técnicos agrícolas e outros profissionais o potencial dessas plataformas na otimização da produção é essencial. O desenvolvimento tecnológico traz uma série de aplicações e benefícios para os produtores rurais, especialmente os agricultores familiares, que podem operar esses instrumentos ou contar com apoio técnico, aumentando a lucratividade e otimizando o uso dos recursos naturais."
Entrevista na BandNews FM

Ainda durante a Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, o professor Manuel Ferreira participou de uma entrevista na rádio BandNews FM Goiânia, ao lado do professor Fausto Nomura. A conversa, conduzida pela jornalista Ronilda Pinheiro, abordou políticas ambientais e o papel do Cerrado no contexto do estado de Goiás.
IV Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano

Em simpósio realizado na Universidade Federal de Catalão (UFCat), em Goiás, o Lapig esteve representado pela professora Elaine Silva e a graduanda Carolina Coelho, que participaram de atividades voltadas ao uso de tecnologias no estudo ambiental. Na oficina “MapBiomas por dentro: funcionalidades e aplicações”, foi apresentado como o sensoriamento remoto pode ser utilizado para monitorar transformações no uso e cobertura da terra, contribuindo com dados para análises de conservação ambiental e biodiversidade. Na mesa-redonda “Horizontes em mudança: integrando transformações ambientais e saúde global para um futuro sustentável”, a professora Elaine compartilhou reflexões ao lado dos professores Matias Szabó e Alan Costa, destacando conexões entre saúde humana, mudanças ambientais e sistemas ecológicos.
26º FICA

Entre os dias 10 e 15 de junho, foi realizado na Cidade de Goiás o 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), um dos mais importantes eventos audiovisuais voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade no país. Além da exibição de filmes, o festival promove mesas de debate e discussões sobre temas socioambientais contemporâneos.
O Lapig/UFG, alinhado ao compromisso com o desenvolvimento científico e a responsabilidade socioambiental, esteve representado no evento pelos professores Laerte Ferreira Guimarães, Manuel Ferreira e pela pesquisadora associada Alessandra Bertassoni. Eles participaram de duas atividades: o painel “COP 30 na Amazônia, e o Cerrado? Salvar e conservar é urgente”, ao lado da reitora da UFG, Angelita Pereira, e de outros reitores e especialistas de renomadas universidades brasileiras; e também do "Fórum do Meio Ambiente - Painel Cerrado, Carbono e Futuro do Clima", onde dividiram espaço de fala com os pesquisadores Mário Barroso (TNC) e Dhemerson Conciani (MapBiomas) na apresentação dos resultados do estudo "Rumo a Paisagens Sustentáveis: Dinâmicas de Carbono nas Transições de Uso e Manejo da Terra" (clique e confira o relatório).
Outro destaque foi a estreia do curta-metragem “Expedição Araguaia”, que retrata a jornada por diferentes trechos da bacia do rio Araguaia com o objetivo de coletar informações científicas, realizar estudos de biodiversidade e analisar impactos ambientais. O Lapig contribuiu com imagens aéreas captadas por drone, sob responsabilidade do pesquisador Igor Rodrigues, integrante do núcleo Pro-VANT.
As ações realizadas ao longo da Semana do Meio Ambiente reforçam o compromisso do Lapig com a promoção da ciência, da educação ambiental e do uso de tecnologias em prol da conservação dos biomas brasileiros. Ao integrar diferentes espaços da academia aos eventos públicos, da sala de aula às mídias, o laboratório reafirma seu papel como agente ativo na construção de uma sociedade mais consciente, informada e engajada na defesa do meio ambiente.