
Lapig marca presença no XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto com 20 trabalhos aprovados
Evento reúne em Salvador especialistas e empresas do setor de geotecnologias

O Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig-UFG) terá participação de destaque na 21ª edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), um dos eventos mais relevantes da área. O encontro ocorre de 13 a 16 de abril, em Salvador, na Bahia.
Consolidado como referência no campo da geotecnologia, o SBSR será palco de debates, apresentações científicas e oportunidades de networking entre profissionais, pesquisadores e empresas do setor. O Lapig participará com uma delegação de mais de 30 integrantes e apresentará 20 trabalhos em diferentes formatos: sessões temáticas, técnicas, pôsteres, minicurso e showcase.
A programação começa com o minicurso “Tratamento digital de imagens aplicados a séries temporais no GEE”, ministrado por Vinícius Mesquita e Bernard Silva, no domingo (13), das 8h às 18h, na sala Ondina II.
Entre os destaques, professor Laerte Ferreira, será responsável pela apresentação do Showcase III, com o tema “Do pixel ao impacto: Como o MapBiomas mapeia as mudanças no uso da terra”, na terça-feira (15), das 14h às 14h30, na sala Itapuã.
As participações do Lapig se estendem por diversas sessões técnicas e temáticas, entre elas:
- Sessão Temática (14/04 - 9h30): Determinação do estoque de carbono e biodiversidade em áreas de cerrado nativo com sensores multiespectral e LiDAR embarcados em drones, com Samuel Gameiro.
- Sessão Técnica (14/04 - 16h): Modelagem de carbono orgânico do solo em região do Cerrado, também com Samuel Gameiro.
- Sessão Técnica (15/04 - 15h): Avaliação da biomassa e altura do dossel em pastagens com RPAs e aprendizado de máquina, com Gabriella Santos.
- Sessão Temática (16/04 - 8h30): Uso de pastagens degradadas para produção de combustível sustentável de aviação (SAF), coordenada por Laerte Ferreira.
- Sessão Técnica (16/04 - 15h): Monitoramento de restauração no Cerrado usando sensoriamento remoto, com Jairo Matos.
- Sessão Técnica (16/04 - 16h): Cenário de conservação das áreas em recuperação no Cerrado com dados da plataforma Araticum e MapBiomas, com Ana Karolyna Nunes.
Além disso, 16 pesquisadores do Lapig apresentarão trabalhos em sessões de pôsteres ao longo do evento:
- Sessão de Pôsteres I (14/04): Ana Paula Assunção, Amanda Rosa Falcão, Ana Paula Matos, Ana Paula Frazão, Gabriella Santos, Helci Ramos, Isabela Nogueira, Mário Dornelas e Leomar Rufino.
- Sessão de Pôsteres II (15/04): Poliana Soares, Gabriella Santos, Carolina Coelho e Felipe Sousa.
- Sessão de Pôsteres III (16/04): Leomar Rufino Alves Júnior, Poliana Soares e Stefanny Leão Martins.
Para a coordenadora do Lapig, professora Elaine Silva, a participação expressiva no SBSR reafirma o compromisso do laboratório com a excelência na pesquisa: “Nos esforçamos para envolver o maior número possível de alunos e pesquisadores. O simpósio é um espaço essencial para atualização, visibilidade científica e formação de parcerias”, afirma.
Elaine ainda destaca o estímulo à produção acadêmica: “A cada edição conseguimos ampliar o envio de trabalhos, o que contribui para a formação de jovens cientistas e fortalece nossa atuação institucional”.