Lapig encerra temporada de 2024 de Geocursos
Último curso abordou o tema “Classificação de Imagens com Google Earth Engine”
Texto: Isadora Andrada
Nos dias 29 e 30 de novembro, o ciclo de 2024 dos Geocursos do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig) foi encerrado. O curso final teve como tema "Classificação de Imagens com Google Earth Engine" e contou com a participação da professora Elaine Silva, da doutoranda Ana Paula Matos e da monitora Carol Coelho. O objetivo foi explorar o uso da plataforma e apresentar aos participantes as tecnologias aplicadas à análise de dados geoespaciais.
Ao longo de dois dias, os participantes puderam aprender de forma prática sobre a classificação de imagens de satélite, utilizando ferramentas avançadas para o processamento de grandes volumes de dados. O evento foi caracterizado pela troca de experiências entre a equipe do Lapig e os alunos, discutindo tanto os aspectos técnicos quanto às diversas aplicações do Google Earth Engine em áreas como meio ambiente, agricultura e planejamento urbano.
Atual coordenadora do Lapig, a professora Elaine afirma que a iniciativa tem impactos positivos a longo prazo. “A plataforma possibilita processar grandes volumes de dados de maneira rápida, sendo um facilitador para a análise de mudança de uso e cobertura das terras. Transmitir o conhecimento sobre o GEE fortalece o conhecimento acadêmico, e facilita o trabalho do sensoriamento e geoprocessamento unidos à sustentabilidade”.
A qualificação foi um fechamento para um ano repleto de aprendizados, reforçando os Geocursos como uma importante referência para profissionais e estudantes interessados em geotecnologias. Com o sucesso desta edição, as expectativas para os Geocursos de 2025 já estão altas, com novas propostas e desafios que irão continuar a promover a inovação e o aprendizado na área.