Lapig Geocursos promove capacitação em Python na Área Ambiental
A qualificação ofereceu uma imersão nas técnicas de análise de dados geoespaciais utilizando a linguagem de programação Python
Texto: Isadora Andrada
Nos dias 8 e 9 de novembro de 2024, o Lapig Geocursos ofereceu o curso “Aplicações Básicas em Python na Área Ambiental”, com 16 horas de treinamento voltadas para estudantes e profissionais interessados em aprender a aplicar Python na análise de dados geoespaciais. Conduzido pelos pesquisadores Daniela Oliveira e Roberto Urzêda, o curso teve uma abordagem prática, proporcionando aos participantes o desenvolvimento de competências fundamentais no uso de um dos principais softwares para análise e manipulação de dados espaciais.
O curso ofereceu diversos novos conhecimentos aos alunos, tendo em seu conteúdo programático os temas: fundamentos de Python; principais bibliotecas para tratamento de dados geográficos; manipulação de dados geográficos com Pandas e Geopandas; manipulação de dados espaciais com Shapely e Fiona; e representações visuais de dados geográficos com Matplotlib. Com o avanço das tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento, o conhecimento de ferramentas como essa se torna cada vez mais crucial. Roberto Urzêda, que ministrou as aulas, ressalta que o uso do Python é um grande aliado neste ramo de pesquisa: “No geral, o Python é usado na área ambiental para automação e trabalho com grandes volumes de dados. Mas a principal vantagem é que ele facilita muito o uso de inteligência artificial, que hoje é uma das principais ferramentas para o sensoriamento remoto.” Este curso enfatizou a relevância de integrar a programação às análises geoespaciais, permitindo que estudantes e profissionais ampliem suas habilidades técnicas e expandam suas oportunidades de atuação. A disseminação desse conhecimento é um passo fundamental para acompanhar as crescentes demandas tecnológicas e de gestão de dados em diferentes setores.
Geocursos
O Lapig Geocursos é um projeto de extensão da UFG que teve início no ano de 2010. Seu objetivo é ofertar cursos de curta duração no âmbito das geotecnologias e tem como público-alvo a comunidade universitária e externa à UFG, podendo ser estudantes de todas as Instituições de Ensino e/ou profissionais do mercado de trabalho (autarquias públicas, mistas, ONGs, empresas privadas, etc). Após sua conclusão, é disponibilizada uma certificação pelo Lapig e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG.
Se inscreva no próximo curso: https://lapig.iesa.ufg.br/p/geocursos