Tecnologia da Informação e pesquisa: a conexão essencial no Lapig
O papel dos especialistas em tecnologia no desenvolvimento de plataformas e análise de dados
Texto: Isadora Andrada
No dia 19 de outubro, é celebrado o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI), data que destaca a importância desses profissionais em diversas áreas, incluindo a pesquisa e inovação tecnológica. No Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig), o trabalho dos especialistas em TI é essencial para o desenvolvimento e manutenção de plataformas, além de outras atividades de pesquisa.
No Lapig, esses profissionais participam diretamente do desenvolvimento de ferramentas como o Atlas das Pastagens, Plataforma de Conhecimento do Cerrado, Chave de Interpretação dos Biomas, além de atuarem no processamento de dados de satélite e no armazenamento e disponibilização de informações. Para essas tarefas, utilizam computadores de alto desempenho e aplicam técnicas como machine learning e deep learning.
Roberto Urzêda, gestor da equipe de TI no Lapig, ressalta que a atuação desses profissionais é ainda mais necessária diante do volume crescente de dados gerados pelo sensoriamento remoto, o que demanda equipamentos mais avançados para o processamento. “A programação na área de Ciências Ambientais evoluiu, permitindo que a análise de dados seja feita de forma mais autônoma e prática”, afirma.
A equipe de TI do Lapig inclui também Jairo Matos, Tharles Andrade e Tiago Gonçalves, que, além do desenvolvimento de plataformas, cuidam da segurança da rede, gestão de dados dos projetos e consultoria para a compra de equipamentos, garantindo o bom funcionamento do laboratório.