PREVISAO CEMPA

Previsão meteorológica indica temporal para o fim de semana em Goiás

Especialistas afirmam que a movimentação do ar e canalização de umidade na região são os responsáveis pela chegada das chuvas

Texto: Isadora Andrada/Caio Rabelo

PREVISAO

Indicação das chuvas previstas para o período de 10/10 até 13/10. Fonte: Cempa-Cerrado

De acordo com os especialistas, a situação está relacionada à passagem de um cavado na troposfera sobre o sul do continente, o que favorece os movimentos ascendentes do ar em parte do Centro-Oeste do Brasil. Ao mesmo tempo, isso facilita a canalização da umidade na região. Essas características, juntamente com a termodinâmica (o aquecimento da superfície), são as principais causas do temporal previsto para os próximos dias.

A previsão indica que a tarde do sábado, dia 12/10, será a de maiores acumulados de precipitação e ocorrência de tempo severo sobre a metade sul do estado. Durante este período, a faixa norte também deverá experimentar tempestades intensas, mas de forma isolada. Região Metropolitana de Goiânia, por sua vez, deve contar com chuvas durante todo o final de semana, sendo o dia 13 (domingo) o dia de maior intensidade.

PREVISAO CEMPA
Indicação das chuvas previstas para sábado, 12/10. Fonte: CEMPA-Cerrado

O Cempa-Cerrado esclarece que todas as pontuações se tratam de saídas do modelo, e não análise final da previsão. Ou seja, ainda que sejam usadas como referência, não são responsáveis por 100% do resultado final. 

O Cempa-Cerrado

O Centro objetiva gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite, permitindo, com precisão e nível inéditos, a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. Também busca reunir academia, governo e entes privados buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas.

Entre o comitê gestor do projeto estão dois professores e pesquisadores do Lapig, Laerte Guimarães Ferreira e Manuel Eduardo Ferreira. Além disso, conta com a participação dos profissionais Karla Longo e Saulo Ribeiro Freitas (Inpe); e Herbert de Castro Georg e Thiago Lara Vasques (LamCAD/UFG).