LAPIG NA ESCOLA

Educação ambiental por meio de geotecnologias em municípios da Bacia do Rio Meia Ponte

Projeto em colaboração com a Seduc Goiás visa conscientizar a juventude local sobre a importância da preservação ambiental

Texto: Isadora Andrada

LAPIG NA ESCOLA

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) e o Ministério Público do Estado de Goiás, o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig) compõe a equipe do Projeto Educação Ambiental na Bacia do Meia Ponte. Essa iniciativa faz parte do núcleo Lapig na Escola, e envolve escolas estaduais de 42 municípios que compõem a região, no intuito de sensibilizar e capacitar educadores e alunos sobre a importância da preservação das nascentes e dos recursos hídricos na região com o auxílio de geotecnologias.

A bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte é dividida em Cerrado e Mata Atlântica, com sua predominância no Cerrado. Ela sofreu sérios problemas de desmatamento em decorrência da implantação de atividades agropecuárias, como mostra o último Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas. Portanto, para compreender esse impacto e pensar em possíveis soluções, a iniciativa convida os alunos ao envolvimento em atividades práticas, como o mapeamento e a recuperação de nascentes degradadas. Para isso, os pesquisadores do projeto utilizam geoinformações para comparar a evolução da paisagem entre os anos de 1985 e 2023 e a ocorrência de queimadas na bacia do Meia Ponte, utilizando de ferramentas como Terrabrasilis, MapBiomas e Google Earth.

LAPIG NA ESCOLA
Atividades do projeto sendo aplicadas no CEPI Oseas Borges Guimarães. Foto: Reprodução/ CRE Goiatuba

O Lapig desempenha um papel importante na capacitação dos professores que estão atuando no dia a dia das escolas goianas, preparando-os para abordar de forma eficaz os temas ambientais em sala de aula. Além da formação docente, a equipe do laboratório também oferece suporte direto aos alunos na realização do mapeamento das nascentes e no uso das ferramentas. Elaine Silva, coordenadora do Lapig, afirma que a ação conjunta do laboratório com as instituições pode ter impactos positivos para a cidadania. “Essa iniciativa promove a educação e conscientização ambiental para esses alunos, da mesma forma que mostra a eles um pouco das ferramentas e atividades realizadas por órgãos em prol do meio ambiente”, destaca.

A conscientização acerca das mudanças na Bacia do Meia Ponte, aliada ao conhecimento técnico transmitido, contribui para estimular o envolvimento ativo dos estudantes na recuperação ambiental. Também introduz habilidades e conhecimentos que podem contribuir para sua formação cidadã e/ou profissional na área. Além disso, a iniciativa leva os alunos a conhecerem na prática conceitos mencionados, por exemplo, em aulas de Geografia e de biologia  no dia a dia.