Geocurso oferece capacitação para uso do QGIS aplicado ao zoneamento ambiental
O curso abordou técnicas de aprendizado que envolveram conteúdos teóricos e práticos
Texto: Isadora Otto
Nos dias 20 e 21 de setembro, foi realizado o Geocurso "QGIS Aplicado ao Zoneamento Ambiental: Técnicas de Análise" na Sala Aqua do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig). O curso integra o projeto de extensão "Geocursos", que capacita profissionais desde 2010.
Ministrado pela instrutora Ana Karolyna Nunes Amaral, doutoranda em análise ambiental, o curso reuniu profissionais e estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre geoprocessamento e suas aplicações no zoneamento ambiental. Em julho deste ano, Ana Karolyna também conduziu outro curso sobre atividades básicas no uso de sistemas de informações geográficas (SIG), incluindo a aquisição e manipulação de dados no QGIS.
Conteúdo programático do curso:
- Importância e objetivos do zoneamento ambiental;
- Aplicações do Geoprocessamento no Zoneamento Ambiental. Exemplos metodologias;
- Fontes de dados geoespaciais;
- Modelagem de dados geoespaciais e análise espacial;
- Técnicas de análise multicritério para zoneamento ambiental;
- Aplicação da metodologia para uma área teste: Análise Multicritério para Identificação das Zonas Compatíveis a Implantação de Aterro Sanitário;
- Discussão e interpretação dos resultados obtidos.
Aprendizado teórico e prático
Com uma abordagem que combinou teoria e prática, os participantes aprenderam a utilizar o software QGIS para realizar análises de zoneamento ambiental. Durante os dois dias de atividades, eles estudaram diversos critérios e metodologias, consolidando conhecimentos essenciais para atuar na preservação e planejamento ambiental.
Para saber mais sobre o projeto de extensão e se inscrever em outros cursos, acesse: Geocursos 2024