DSC_0742_08_08_2024_16_00-2.jpg

Visita de cientistas austríacos ao Lapig promove colaboração internacional em monitoramento de pastagens

Colaboração entre o laboratório e IIASA fortalece técnicas de monitoramento global de pastagens e promove avanços na interpretação de imagens de satélite.

 DSC_0742_08_08_2024_16_00-2.jpg

Entre os dias 7 e 9 de agosto de 2024, o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento - Lapig, recebeu a visita de pesquisadores do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), localizado na Áustria. A visita teve como objetivo principal fortalecer a colaboração entre o IIASA e o Lapig, ambos parceiros no consórcio Global Pasture Watch (GPW), um projeto internacional que visa ao monitoramento global de pastagens.

Durante os três dias de visita, os cientistas Steffen Fritzz e Ivelina Georgieva, do IIASA, e Steffen Erhman, do Centro Alemão de Pesquisa Integrativa de Biodiversidade (iDIV), participaram de diversas atividades voltadas para a troca de conhecimentos e práticas de interpretação visual de imagens de satélite. A programação incluiu exercícios práticos, discussões sobre a definição de classes no GPW e estratégias de validação, além de uma visita de campo à Embrapa Arroz e Feijão.

A coordenadora de campo do Núcleo de Pastagem do Lapig, Nathália Monteiro Teles, destacou a importância dessa colaboração: "Nosso grupo tem uma forte atuação na interpretação de imagens e na geração de amostras de treinamento para o GPW. A visita do IIASA foi fundamental para aprimorar nosso trabalho, especialmente na validação dos mapas, que é uma área de expertise deles."

A visita também proporcionou uma oportunidade única para discutir áreas de confusão na interpretação das imagens, além de pensar em estratégias conjuntas para melhorar a geração de amostras. "Estamos trabalhando juntos para avaliar os resultados do mapa de pastagens do GPW e buscar formas de refinar nossas abordagens", explicou Nathália.

DSC_0716_08_08_2024_14_46.jpg

A colaboração entre o IIASA e o Lapig não apenas reforça a importância do monitoramento ambiental global, mas também destaca o papel do Brasil e da Universidade Federal de Goiás na liderança de iniciativas inovadoras em sensoriamento remoto e geoprocessamento. O resultado dessa visita deverá se refletir em melhorias nos métodos de interpretação de imagens e na validação dos dados, contribuindo para um monitoramento mais preciso e eficiente das pastagens em nível global.

Leia mais: Lapig se une ao Global Pasture Watch para o monitoramento colaborativo de pastagens