Pesquisadora do Lapig instrui o monitoramento de desmatamento na Indonésia
Visita ao país faz parte de colaboração internacional da Rede MapBiomas
Isaac Mendes
Na última semana, dos dias 18 a 21 de julho, a pesquisadora Lana Teixeira, mestranda do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), orientou equipes na validação de polígonos de desmatamento. Assim são chamadas as figuras geométricas traçadas no mapa que demarcam prováveis áreas desmatadas.
A primeira missão internacional de Lana antecede a próxima posse presidencial em alguns meses, sendo uma iniciativa que contribui para a pauta ambiental. O assunto foi amplamente discutido no país durante as eleições, especialmente diante dos desafios climáticos.
"Acredito ser uma oportunidade única e enriquecedora para a precisão da validação de polígonos de desmatamento na Indonésia, um passo crucial para a preservação das florestas tropicais [nativas]", diz Lana
Em maio de 2023, outros dois pesquisadores do Lapig, Ana Paula e Vinícius Mesquita, acompanharam e ajudaram o lançamento do MapBiomas no país. Durante a viagem, desenvolveram uma versão da ferramenta Temporal Visual Inspection em bahasa, principal língua indonésia. Nesse contexto, também ajudaram com a gestão e operação de trabalhos.
Tais eventos fortalecem a colaboração internacional da Rede MapBiomas, cujo Lapig é membro fundador. Além disso, destacam a expertise e liderança brasileira em questões ambientais globais.