pauta 1 entrevista Elaine

Professora do Lapig debate exploração do Cerrado na TV Sagres

 Elaine Silva comentou sobre o abuso do bioma e suas consequências 

pauta 1 entrevista Elaine

Isaac Mendes

No dia 4 de junho, a professora Elaine Silva, do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), participou do debate "Emergência Ambiental: Queimadas e desmatamento avançam no Cerrado", durante a entrevista ao programa "PAUTA 1". A convidada explicou os desafios relacionados ao desmatamento da região e suas principais causas, e ainda apontou como as queimadas são frequentemente usadas para renovar o pasto e desmatar, degradando o solo.

Em momento chave da entrevista, a coordenadora do Lapig comentou como a relevância do bioma pode não ser percebida, o que estimula a atual exploração predatória na região, que é atualmente a mais degradada. A biomassa do Cerrado está concentrada no solo "como uma floresta de cabeça para baixo", armazenando carbono e água de baixo da terra, longe dos olhos. "O Cerrado tem uma função muito especial, está no meio do Brasil e da América Latina [...] com o Cerrado em pé, conseguimos manter o clima bem regulado", afirmou em entrevista.

Elaine explicou que as queimadas para desmatamento atingem diversos sistemas: clima, solo, e até a qualidade da água dos rios. As queimadas, como conta a professora, até podem ocorrer legalmente e da devida maneira, como exibido nesta reportagem do jornal ambiental "((o)) eco". No entanto, existe uma série de requisitos para essa permissão ser concedida. Além disso, em épocas mais secas como a atual, o fogo pode se alastrar até locais não desejados.

Nesse sentido, a produção e a análise de dados ambientais em que o Lapig está envolvido facilitam a identificação das necessidades da região, permitindo a projeção de políticas públicas, conta a professora Elaine. "O principal fator para se combater um problema, seja ele qual for, é informação", diz Elaine Silva

 

Veja abaixo a entrevista na íntegra:

Podem ser encontrados trechos de entrevistas de outros colaboradores neste post do Lapig.

Fonte: TV Sagres,