amazonia chave.jpg

Chave de interpretação dos Biomas: Um legado sustentável do Lapig

Celebração da contribuição científica do laboratório para preservação do meio ambiente

Isaac Mendes

No último dia 5/06, quarta-feira, foi comemorado o "Dia do Meio Ambiente". Inclusive, houve um post com a temática no Instagram do Lapig. Atualmente, é muito importante manter o meio ambiente em pauta e, por isso, a presente matéria sobre a chave de interpretação de biomas foi preparada. Analisar as diversas classes de cobertura e uso das terras por imagens de satélite é um grande desafio. Nesse contexto, o Lapig acompanhado da iniciativa MapBiomas Brasil elaborou a Chave de Interpretação dos Biomas Brasileiros. "Além de subsidiar nas demandas de interpretação referente as atividades do MapBiomas, [a ferramenta] pode ser útil como apoio didático e na realização de atividades técnicas relativas ao Sensoriamento Remoto.", explica Ana Paula, pesquisadora do Lapig.

Ela ressalta: "A interpretação visual é a base de qualquer mapeamento de uso e cobertura das terras, e a chave é um importante material, tanto de apoio para os intérpretes tanto para usuários dos dados com as definições das classes adotadas." No Brasil, há poucas iniciativas técnicas relativas à elaboração e disponibilização de chaves de interpretação de imagens que contemplem, conjuntamente, todos os biomas, considerando as suas especificidades. No Lapig, a Chave auxilia o mapeamento de pastagens e o reconhecimento de possíveis desmatamentos, que possuem suas características em cada bioma, por exemplo.

Essa ferramenta conta com elementos fundamentais da interpretação visual como: cor, textura, forma e contexto da classe analisada (como ela se apresenta). Importante ressaltar que as classes disponíveis estão de acordo com a legenda do mapeamento de uso e cobertura das terras do Brasil realizados pela iniciativa MapBiomas.

A seguir, a imagem exibe exemplos de amostras da aplicação da Chave para o bioma Pantanal. A classe escolhida para identificação de zonas em questão foi a mineração.

captura de tela, chave

A consolidação da Chave foi possível a partir do projeto de pesquisa “Big data de Inspeção visual”, em que foram inspecionados visualmente cerca de 100.000 pontos/pixels (de ≅ 9,9 milhões de amostras dos satélites da série Landsat). O processo de elaboração contou com especialistas de cada um dos seis biomas brasileiros, que atuaram em conjunto com a equipe técnica do Lapig na análise das 9,9 milhões de amostras. 

Na imagem abaixo, há um infográfico da Amazônia que explica a evolução anual da cobertura e uso da terra. Esse e outros trabalhos são auxiliados pela Chave de Interpretação dos Biomas.

amazonia chave.jpg

A Chave de Interpretação dos Biomas pode ser acessada pelos seguintes links:

Em língua portuguesa: https://chave.lapig.iesa.ufg.br/pt/

Em língua inglesa: https://chave.lapig.iesa.ufg.br/en/