webinar

Lapig corealiza webinário internacional sobre pastagens

O evento abordou os novos trabalhos do Global Pasture Watch

Isaac Mendes

webinar

Na última quarta-feira, dia 8 de maio, foi realizado o webinário "Mapeamento e Monitoramento de Pastagens: América Latina em Foco", com um público de 280 pessoas. No intuito de apresentar os objetivos do consórcio Global Pasture Watch (GPW), bem como os produtos do grupo, foi feita análise e demonstração dos resultados dos produtos em dois biomas: o Chaco (argentino) e o Cerrado.

Proposta e organização

A pesquisadora Nathália Teles, representante do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), foi uma das organizadoras. Ela relata:

"A Organização foi desafiadora, eu nunca tinha planejado um webinar antes, e coordenar com todos os parceiros foi interessante. Esse foi o segundo webinar do GPW, [...]  é o primeiro de uma série de webinars regionais, o próximo será na África"

Segundo a pesquisadora, as pastagens são ecossistemas vitais, que  constituem a cobertura terrestre mais extensa do planeta. Essas áreas regulam a ciclagem de água, apoiam a biodiversidade e fornecem alimentos, recurso naturais e identidade cultural a milhões de pessoas. Boa parte da pastagem mundial enfrenta algum grau de degradação. Essas áreas enfrentam crescentes desafios devido a ameaças como a conversão de terras, o manejo inadequado e as mudanças climáticas.

"É por isso que criamos o consórcio de pesquisa Global Pasture Watch, para reunir especialistas em Monitoramento Geoespacial, Aprendizado de Máquina, Ecologia e Pecuária para inovar com novos dados globais para monitoramento de pastagens e pecuária. Estamos focados na criação de dados de séries temporais detalhados para monitorar a extensão e o manejo global das pastagens, a condição e a produtividade das pastagens, a densidade animal e as emissões de metano." 

Sobre os produtos

Atualmente, o GPW desenvolve vários conjuntos de dados globais e anuais, com probabilidades e incertezas por pixel que cobrem os anos de 2000 à 2022. No webinário, o grupo apresentou 2 produtos:

  • Mapas anuais de extensão de pastagens de 30 m, separados em duas classes - pastagens cultivadas, e pastagens naturais e seminaturais. 
  •  Mapas de Produtividade Primária Bruta (GPP) – bimestrais, com resolução de 30 metros e tendências que podem ser usadas para ajudar a indicar a condição das pastagens.

Membros do Global Pasture Watch

  • Land & Carbon Lab, do Instituto de Recursos do Mundo
  • Fundação OpenGeoHub 
  • Laboratório de de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig)
  • Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA)
  • Centro Alemão de Pesquisa Integrativa da Biodiversidade (iDiv)
  • Universidade Cornell
  • Global Land Analysis & Discovery (GLAD), na Universidade de Maryland (UMD)

 A gravação do evento está disponível para os interessados.