gado e pastagem

Dados do Lapig auxiliam Embrapa em livro sobre pastagens

Publicação traça estratégias para gestão, monitoramento e avaliação de pastagens graças a dados do laboratório

Isaac Mendes

No último dia 25, quinta-feira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou o livro “Políticas públicas para pastagens: da degradação ao uso sustentável”. A publicação sugere diversos métodos para o manejo de pastagens degradadas visando benefícios socioeconômicos. As pesquisas foram auxiliadas por dados do Mapbiomas, e também do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), por meio da plataforma Atlas das Pastagens especialmente.

Capa do livro

O projeto é fruto de Decreto nº 11.815/2023 de dezembro do ano passado:

  • Art. 1º Fica instituído o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis - PNCPD, com a finalidade de promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis, com vistas ao fomento de boas práticas agropecuárias que levem à captura de carbono em nível superior ao da pastagem degradada. 

No mesmo dia do lançamento, foi comemorado o aniversário de 51 anos da estatal e a publicação foi um dos destaques da noite. Inclusive, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Sila, esteve presente, e sua comitiva recebeu um exemplar do livro.

Saiba mais

A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia (Embrapa).

Lula na comemoração dos 51 anos da Embrapa
Ricardo Stuckert/PR

 

 

Source: Agência Gov, Embrapa, Portal da Câmara