minicurso de R sala

Minicurso de R capacita participantes em análise de dados

Curso introdutório de programação buscou introduzir o software para estudantes e professores

Isaac Mendes

minicurso de R sala

Nos dias 19 e 20 de Abril, a professora Dra. Magaly, especialista em Modelagem e Gestão ambiental, lecionou um minicurso introdutório sobre programação em "R" no Campus Samambaia. O evento recebeu pesquisadores, professores, e estudantes de diferentes instituições. Geologia, Geografia, TI, Agronomia e Jornalismo eram algumas das áreas dos alunos presentes. Para a pesquisadora, foi uma experiência única e deve abrir portas para os alunos: "A ideia é que tanto professores quanto alunos possam utilizar e explorar o 'R' de diversas maneiras. [Que saibam] em que momentos pode ser utilizado, como pode ser utilizado, que tipo de informações a gente vai obter, e como os dados podem ser interpretados.", diz. 

"Eu acho que realmente o objetivo foi cumprido. O pessoal que esteve lá saiu do zero. Desde não conhecer nada, até sair já com alguns scripts definidos de como fazer alguns gráficos e poder interpretar resultados, que é a parte mais complicada."

Justificando a necessidade do minicurso, Magaly afirma: "eu já tinha escutado alguns professores falarem que os estudantes não sabiam como aplicar o 'R', que era um software importante na área acadêmica para poder fazer, pelo menos, alguns gráficos, e algumas estatísticas básicas". Vale ressaltar que o "R" é aberto e público na web, e possibilita a exploração de diversos temas em sua própria comunidade. Outra funcionalidade comentada é a criação de scripts (de programação) daquilo que se quer estudar, a fim de obter dados mais claros mediante análise. 

Sobre as aulas

As aulas foram divididas em 5 partes:

  1. Introdução ao programa
  2. Manipulação de dados com R
  3. Estatística descritiva
  4. Estatística inferencial
  5. Exercícios gerais

As três primeiras partes aconteceram ainda no primeiro encontro, introduzindo com objetividade a ferramenta: o que é "R", e alguns conceitos básicos de programação, algumas noções de sintaxe, e comandos básicos. Além disso, ainda foi explicado como funciona a instalação de pacotes, e posteriormente a manipulação de dados, os tipos de estrutura, a importação e exportação de dados, e a limpeza de dados. Só assim, podendo explicar a parte de estatística descritiva, e todos  os conceitos de tendência central, variabilidade, e posição. 

Já no segundo e último dia, os outros dois tópicos foram abordados: testes de hipótese, nível de significância, tipos de erro, "p-valor", testes paramétricos e não paramétricos foram explicados na parte de estatística inferencial. Logo após, aplicou-se os exercícios gerais. "Nem todos os modelos foram colocados, eu coloquei os mais importantes, os mais usados, mas existem inúmeras operações que podem ser desenvolvidas no 'R', inúmeros modelos. Então, não dá para num minicurso incluir todos os sistemas, porque estatística, de maneira geral, é muito abrangente. [...] 

Outros eventos

Sobre projetos futuros, Magaly disse ter planos de novos cursos, que não fossem exatamente de programação básica: "talvez pode ser um pouco mais avançado [...] ou focado a diversos tipos de carreiras: uma pessoa de TI utiliza 'R' para, vamos dizer assim, Machine Learning. Para uma pessoa de Geologia, [o programa] pode ser utilizado para análise das rochas, na parte de Biologia, analisar diversas espécies [...] e assim por diante."