MG-20240326-WA0070.jpg

Alunos da UFMT visitam o Lapig em trabalho de campo na UFG

Colaboração entre instituições fortalece intercâmbio de conhecimento em Geografia e Sensoriamento Remoto

MG-20240326-WA0070.jpg

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a visita de alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), liderados pelo professor Bruno Zucherato em conjunto com os docentes Carline Trentin e Vagner Mengue. A iniciativa promoveu um trabalho de campo nas cidades de Goiás e Goiânia, proporcionando aos discentes dos cursos de Geografia bacharelado e licenciatura uma imersão nos estudos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Durante a visita, realizada em 25 de março, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto dois importantes laboratórios do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG: o Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (Labogef) e o próprio Lapig. A mostra incluiu uma apresentação dos equipamentos, atividades e principais projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lapig, com destaque para os núcleos de estudos em alertas de desmatamento, além da demonstração dos drones do Núcleo Pro-VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados). Os visitantes também conheceram o Atlas das Pastagens, entre outras ferramentas de grande relevância para a análise geográfica e ambiental.

A troca de experiências entre as instituições objetiva fortalecer o intercâmbio de conhecimento e a colaboração em pesquisa científica na área de Geografia e Sensoriamento Remoto, contribuindo para a formação acadêmica e o avanço das tecnologias aplicadas ao estudo do meio ambiente e seus impactos.