Imagem do WhatsApp de 2024-03-04 à(s)

Chegada de novos VANTs com tecnologia LiDAR impulsiona estudos ambientais do Lapig

Novos sistemas aéreos de mapeamento trazem avanços significativos para estimativa de biomassa e carbono, além da avaliação de pastagens na região do Cerrado

Imagem do WhatsApp de 2024-03-04 à(s)

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), por meio do Núcleo Pro-VANT, anuncia a aquisição de sistemas aéreos de mapeamento com LiDAR. Estes sistemas representam uma evolução significativa no campo do sensoriamento remoto do laboratório e serão cruciais para uma variedade de projetos, especialmente aqueles focados na estimativa de biomassa e carbono em áreas de restauração no bioma do Cerrado, além da avaliação de pastagens.

Os equipamentos, que incluem sistemas GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), foram adquiridos por meio de um projeto em colaboração com a The Nature Conservancy (TNC), marcando um novo capítulo no sensoriamento remoto promovido pelo Lapig.

O destaque dessa nova implementação é o drone Matrice 350 RTK, equipado com o sensor L2, um avançado dispositivo LiDAR capaz de realizar varreduras a laser da área mapeada, criando modelos tridimensionais detalhados do terreno.

 Imagem do WhatsApp de 2024-03-04 à(s) 18.54.08_1e241874.jpg
O sensor L2, um avançado dispositivo LiDAR

 

O Dr. Manuel Ferreira, coordenador do Núcleo Pro-VANT do Lapig, enfatiza a importância deste avanço: "É com alegria que anunciamos a chegada dos novos sistemas aéreos imageadores por LiDAR, trata-se de um novo capítulo para o sensoriamento remoto provido pelo Pro-VANT/Lapig”. O doutorando em Ciências Ambientais (Ciamb/UFG), João Vitor Costa, afirma que o drone “consegue estimar volumes da vegetação, da agricultura e fazer um desenho melhor do terreno, por isso significa um grande avanço para a gente”.

Com essa nova tecnologia, o Lapig está preparado para liderar estudos ambientais mais abrangentes e precisos, contribuindo significativamente para a conservação e gestão sustentável do Cerrado e outras regiões sensíveis do Brasil. Em breve o laboratório fará uma capacitação com a equipe para uso das novas ferramentas.

 DSC_0336.JPG
Drone Matrice 350 RTK