WhatsApp Image 2024-02-06 at 12.51.48 PM.jpeg

Coordenador do Mapbiomas e Potenciais Parceiros Visitam Lapig para Fortalecer Projetos de Conservação Ambiental

A vinda destaca colaboração estratégica e avanços no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado

WhatsApp Image 2024-02-06 at 12.51.48 PM.jpeg

Na última terça-feira (6/2), o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) recebeu a visita do coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, juntamente com três potenciais parceiros de projetos da rede, Chris Addy, Lucien Chan e Sam Whittemore. O encontro teve como objetivo explorar e fortalecer as parcerias para impulsionar os projetos do MapBiomas, com destaque para o MapBiomas Alerta, um sistema de alertas de desmatamento com dados abertos e gratuitos que permitire o monitoramento ambiental em todo o Brasil de forma objetiva e transparente.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do MapBiomas Alerta, uma iniciativa que conta com a grande equipe do Lapig. Tasso Azevedo expressou sua admiração pelo progresso alcançado desde sua última visita ao laboratório, destacando a evolução significativa do projeto nos últimos seis anos.

 cxbcxbcxbz.png
Equipe do Mapbiomas Alerta, do Lapig, e à direita, o coordenador do Mapbiomas Brasil, Tasso Azevedo

 

Além de explorar as atividades do MapBiomas Alerta, a visita também incluiu conversas com a equipe responsável pelo mapeamento de pastagens e pela curadoria de dados. A comitiva também teve a oportunidade de visitar a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Goiás (Funape), responsável pela gestão dos recursos provenientes dos financiadores, e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

IMG_4766.jpg IMG_4807.jpg

Reunião com a equipe do Núcleo de Pastagem e visita à Funape

Na Semad, os visitantes puderam entender o ciclo completo do trabalho desenvolvido pelo Lapig em colaboração com o MapBiomas e outras instituições parceiras. Desde a coleta e processamento de dados até a utilização dos alertas de desmatamento pelo poder público, o ciclo visa não apenas identificar, mas também prevenir e punir atividades ilegais, contribuindo assim para a preservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal.

IMG_4825.jpg
Equipe Lapig e comitiva Mapbiomas na sede da Semad Goiás

 

A visita foi marcada pela troca de experiências e pela identificação de novas oportunidades de colaboração entre o Lapig, o MapBiomas e seus parceiros, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais.