W

UFG e Município de Niquelândia-GO promovem encontro estratégico para impulsionar pesquisa e extensão

Reunião surge a partir de projeto de pesquisa desenvolvido pelo vice-coordenador do Lapig

Q

No último dia 6 de dezembro, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou uma reunião no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com o objetivo de fortalecer parcerias de pesquisa e extensão entre a instituição de ensino e o município de Niquelândia-GO.

O evento contou com a presença de figuras-chave, incluindo a Reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, o Pró-reitor de Pós-graduação, Felipe Terra Martins, e o Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da PRPI, Marinaldo Divino Ribeiro. A reitora destacou a importância de a UFG se envolver ativamente nos municípios do interior de Goiás, afirmando que "acreditamos que Niquelândia tem um grande potencial de pesquisa e extensão".

Representando o município de Niquelândia, o Secretário de Meio Ambiente, André Aguiar, esteve presente, juntamente com membros da comunidade, incluindo o presidente da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (COOPEAG), Manoel Alves Júnior.

1
Da esquerda para a direita, Manoel Júnior, Marinaldo Divino, André Aguiar, Angelita Pereira, Felipe Terra e Manuel Ferreira

A iniciativa surgiu a partir do projeto de pesquisa "Diagnóstico e monitoramento de serviços ecossistêmicos no bioma Cerrado no norte de Goiás, como apoio à agricultura familiar", coordenado pelo vice-coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), professor Manuel Ferreria, que estabeleceu uma colaboração entre a UFG, COOPEAG, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O foco principal da reunião foi explorar as lacunas e oportunidades socioeconômicas e ambientais específicas de Niquelândia. A intenção é apresentar e conduzir projetos de pesquisa e extensão da UFG com o apoio da Prefeitura e outros financiadores da região.

A diversidade do município, que engloba desde mineração e cavernas até agricultura e florestas, foi ressaltada pelo Secretário de Meio Ambiente. Ele expressou a vastidão de possibilidades para pesquisas na região, afirmando que "há um mundo de possibilidades para que a UFG faça pesquisa".

W
Manuel Ferreira apresentando resultado do seu projeto em Niquelândia

O professor Manuel apresentou os principais projetos desenvolvidos no Lapig e convidou os presentes a contribuírem, destacando o potencial de pesquisa interdisciplinar. Os professores, técnicos e estudantes de várias áreas da UFG que estavam presentes levantaram diversos temas de pesquisa alinhados com o contexto de Niquelândia.

O vice-coordenador do Lapig ainda enfatizou a importância da colaboração, afirmando: "A UFG tem um potencial enorme, com profissionais qualificados; acredito que esse acordo possa a se tornar uma pesquisa interdisciplinar; e não devo fazê-la sozinho".

Após a reunião, a meta inicial é a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Niquelândia e a UFG, visando uma integração de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

O evento reafirma o compromisso da UFG em estender seus esforços acadêmicos e de pesquisa para além da capital do estado de Goiás, promovendo parcerias que contribuam significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Niquelândia.