Reunião WWF3

Discentes do Lapig colaboram em reunião na WWF para aprimorar Projeto Araticum

Encontro estratégico para potencialização da preservação do bioma Cerrado

Por Caio Rabelo

Reunião WWF3

No dia 28 de novembro de 2023, três discentes do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), Jairo Matos da Rocha, Victória Vasconcelos Freitas e Franciele Fath, participaram de uma reunião estratégica com representantes do World Wildlife Fund (WWF), em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir melhorias na plataforma Araticum e abordar questões essenciais relacionadas ao compromisso do Lapig com o bioma Cerrado.

A Plataforma Araticum, é coordenada pelo Lapig e se tornou uma ferramenta crucial para a gestão de dados e informações relacionadas ao Cerrado, um bioma rico em biodiversidade e fundamental para a preservação ambiental. Os estudantes foram escolhidos para representar o laboratório nesse encontro por seu envolvimento ativo no grupo de discussões da plataforma Araticum e suas pesquisas de pós-graduação.

Reunião WWF
Victória Vasconcelos Freitas apresentado a plataforma Araticum no World Wildlife Fund em Brasília

Durante a reunião, que contou com a participação de representantes de cada estado que abrange o bioma Cerrado, diversos tópicos foram abordados. Políticas públicas, financiamentos, projetos de preservação ambiental e o aprimoramento contínuo da plataforma Araticum.

Os alunos do Lapig compartilharam suas experiências no desenvolvimento e manutenção da plataforma Araticum, apresentando sugestões e propostas para torná-la ainda mais eficiente e acessível. A colaboração com o WWF permitiu uma troca valiosa de ideias com especialistas, fortalecendo o compromisso mútuo com a conservação do Cerrado.

Reunião WWF2
Jairo Matos da Rocha na sede do WWF

A presença ativa dos representantes de cada estado proporcionou uma visão abrangente das necessidades e desafios enfrentados em diferentes regiões do bioma. Essa diversidade de perspectivas contribuiu para a elaboração de estratégias mais abrangentes e eficazes para a preservação do Cerrado.

Além disso, foram discutidas formas de ampliar o apoio e financiamento para projetos de preservação ambiental no bioma. A parceria entre o Lapig e o WWF destaca a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e organizações não governamentais na busca por soluções sustentáveis.

 

Sobre a Plataforma Araticum

UFG, WWF-Brasil e Araticum lançam a Plataforma de Monitoramento da  Restauração do Cerrado | Jornal UFG

A Plataforma de Monitoramento da Restauração do Cerrado - Araticum, desenvolvida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), WWF-Brasil,  Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum) em parceria com o Observatório da Restauração e do Reflorestamento, tem como norte a meta nacional estipulada pelo governo para que 12 milhões de hectares sejam restaurados até o ano de 2030. Com isso, a plataforma vem para auxiliar no cumprimento deste propósito, compilando dados espaciais para garantir a transparência dos projetos deste tipo, subsidiar novas oportunidades, combater a desinformação e fiscalizar áreas em risco.

Acesse a Plataforma Araticum pelo site araticum.lapig.iesa.ufg.br