10 anos provant

Núcleo Pro-Vant: Uma Década de Inovação e Avanço em Sensoriamento com Drones

Lapig celebra a memória do trabalho da equipe com emolduração de drone

Texto: Caio Rabelo

Treinamento Carcará II 1

No mundo da tecnologia e inovação, marcar uma década de existência é um feito notável. E é exatamente isso que o Núcleo Pro-Vant (Veículos Aéreos Não Tripulados), do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento, na Universidade Federal de Goiás (UFG), está celebrando este ano: 10 anos de contribuições significativas para o campo do sensoriamento remoto com drones.O Núcleo surgiu informalmente no ano de 2012, com a chegada dos dois primeiros drones (asa-fixa), para uso em atividades acadêmicas (docência/extensão) e científicas (projetos de pesquisa), a partir de apoio da CAPES (edital Pró-Equipamentos). Pouco tempo depois, em 2013, surge o Programa de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (Pro-Vant), coordenado pelo professor Manuel Eduardo Ferreira, atualmente com diversas parcerias nacionais e internacionais.

10 anos provant12
Professor Manuel Ferreira, idealizador do Núcleo Pro-Vant

Origens e Missão Inicial

A jornada do Pro-Vant começou com uma missão clara: trazer para a UFG e ao Lapig uma tecnologia avançada de mapeamento do uso do solo. A motivação era capacitar o grupo para uma nova geração de plataformas aéreas e sensores embarcados. O objetivo era ambicioso, mas ao longo dos anos, o Pro-Vant demonstrou sua capacidade de superar desafios e alcançar seus objetivos.

Marcas da Jornada

Ao longo dessa década, o Pro-Vant construiu uma sólida reputação no cenário nacional como um núcleo de excelência em pesquisa e desenvolvimento de drones. As principais marcas dessa jornada incluem:

1. Referência Nacional em Drones: A UFG se tornou uma referência nacional no assunto de drones, com pesquisas inovadoras e soluções que impactam positivamente diversas áreas, desde a agricultura de precisão até o monitoramento ambiental.
  2. Recursos Humanos Bem Treinados: O grupo investiu significativamente na formação de recursos humanos, capacitando estudantes de graduação, pós-graduandos e professores, criando uma equipe qualificada.
  3. Equipamentos de Ponta: Aquisição e atualização de equipamentos de ponta, garantindo que o Pro-Vant permaneça na vanguarda da tecnologia de drones.

10 anos provant3
Parte dos equipamentos da equipe

O Presente e o Futuro

Hoje, a equipe Pro-Vant conta com cerca de 20 pessoas, incluindo estudantes de graduação, pós-graduandos e professores. Eles colaboram em várias linhas de pesquisa, explorando novas aplicações e avançando nos limites do que a tecnologia de drones pode alcançar.

Uma Celebração Especial

10 anos provant
Quadro emoldurado com o primeiro drone do Núcleo Pro-Vant

Uma celebração marcante deste aniversário de 10 anos é a emolduração do primeiro drone utilizado pelo núcleo de pesquisa. A ideia surgiu há cerca de dois anos atrás, quando o drone original (Swinglet CAM, de fabricação franco-suíça) atingiu seu limite de operação devido a falta de baterias, desatualização de software e descontinuidade do fabricante. “Decidimos realizar o upgrade para a geração atual (eBee Geo), aproveitando para criar um registro deste período histórico, emoldurando o primeiro equipamento deste núcleo de pesquisa”, afirma Manuel Ferreira.

À medida que o Pro-Vant comemora uma década de inovação e avanço, é evidente que seu impacto continuará a crescer, beneficiando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a sociedade como um todo. Este é um testemunho do comprometimento e da dedicação contínua de todos os envolvidos nesta jornada.