Semana Mapbiomas Coleção 8 (3)

Coleção 8 do MapBiomas é lançada com sólida parceria do Lapig

Discussões estratégicas e avanços no documento impulsionam pesquisa ambiental no Brasil

Texto: Caio Rabelo

Fotos: Equipe Lapig/MapBiomas

Semana Mapbiomas Coleção 8

De 29 de agosto a 1 de setembro de 2023, pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) estiveram envolvidos em atividades relacionadas ao projeto MapBiomas, por meio do “Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil entre 1985 a 2022”. Durante esses dias, aconteceu a 19ª Oficina Técnica MapBiomas, bem como a 7ª reunião do Comitê de Assessoramento Científico MapBiomas Brasil, culminando no evento de lançamento da aguardada Coleção 8 do MapBiomas.

Oficina Técnica MapBiomas: Preparando a equipe para o 8º Seminário Anual

A Oficina Técnica MapBiomas é um evento importante no calendário de pesquisa do Lapig. Durante esses dois dias, pesquisadores e cientistas se reuniram para discutir e organizar os resultados e análises que serão apresentados no próximo 8º Seminário Anual Uso da Terra e Transição Ecológica. A oficina é um espaço para o compartilhamento de novidades e desafios, promovendo uma abordagem colaborativa que busca soluções para avançar na próxima Coleção do MapBiomas.

Semana Mapbiomas Coleção 8 (2)
À frente da foto, Elaine Silva, coordenadora do Lapig (esquerda), e a doutoranda em Ciências Ambientais, Ana Paula Matos (direita)

Comitê de Assessoramento Científico MapBiomas Brasil: Fortalecendo o projeto

A reunião do Comitê de Assessoramento Científico MapBiomas Brasil também foi um evento relevante na semana. Durante essa sessão estratégica, os membros do comitê e a rede MapBiomas discutiram a visão estratégica do projeto, compartilharam novidades e abordaram os desafios que o MapBiomas enfrenta no Brasil. Além disso, os pesquisadores tiveram a oportunidade de receber recomendações dos membros do comitê, visando melhorias contínuas no Projeto MapBiomas no Brasil.

Lançamento da Coleção 8 do MapBiomas: Novas classes e mapeamento aprimorado

O ponto marcante ocorreu em 31 de agosto, com o evento de lançamento da Coleção 8 do MapBiomas. Esta nova coleção traz consigo o mapeamento de 29 classes, incluindo classes inéditas como "Floresta Alagável" e "Dendê". Além disso, aprimoramentos significativos foram implementados, e agora o MapBiomas inclui dados do ano de 2022, tornando-o ainda mais atualizado e relevante para pesquisas e tomada de decisões relacionadas ao uso da terra e à transição ecológica. No dia 1 de setembro, a semana foi finalizada com a Reunião SAC MapBiomas.

Semana Mapbiomas Coleção 8 (3)
Parte da equipe Lapig no evento de lançamento da Coleção 8 do MapBiomas

O Lapig continua desempenhando um papel relevante como parceiro de pesquisa ambiental do projeto MapBiomas, com equipes que colaboram para os dados do MapBiomas Fogo, MapBiomas Solo e MapBiomas Alertas. E ainda inclui todos esses dados nas atividades de extensão: Lapig na Escola. Para acessar os dados disponíveis na Coleção 8, acesse o site https://brasil.mapbiomas.org/  .