Lançamento do Núcleo de Geoinformática do LAPIG
Explorando a Convergência entre Geografia e Tecnologia
Texto e fotos: Caio Rabelo
No dia 24/8, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) deu um novo passo na formação de recursos humanos ao lançar o Núcleo de Geoinformática, uma iniciativa que une os campos da geografia e da informática para potencializar a coleta, análise, interpretação e visualização de dados geográficos. O primeiro encontro aconteceu na Sala Aqua do Laboratório, com 30 participantes inscritos, onde foram apresentadas informações iniciais sobre como se dará o funcionamento do núcleo. Esse lançamento visa agregar conhecimentos importantes à carreira de graduandos e pós-graduandos que passam pelo Lapig.
Coordenado pelo gestor de Tecnologia da Informação (TI) do Lapig e professor, Roberto Urzêda, o Núcleo de Geoinformática surge como uma resposta às demandas crescentes por cientistas ambientais que possuam habilidades sólidas em tecnologia e programação. Com um total de 30 participantes inscritos, o núcleo quer capacitar indivíduos para explorar as possibilidades da convergência entre ciências ambientais e a TI.
Segundo o professor Roberto, “o núcleo tem como principal objetivo criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas, onde os participantes possam se tornar cientistas ambientais versáteis e aptos a utilizar tecnologias avançadas em sua área de atuação”. Temas que envolvem programação, inteligência artificial e análise de dados geográficos podem oferecer uma base sólida para pesquisas acadêmicas e aplicações práticas na área ambiental, destacou o coordenador.
A iniciativa tem abertura a indivíduos de diversas formações e interesses. A falta de familiaridade com a matemática e a tecnologia não é um obstáculo, pois o núcleo tem o objetivo de atrair e capacitar aqueles que desejam explorar essa fusão entre disciplinas.
Caso tenha interesse em participar do Núcleo, entre em contato pelo e-mail urzedabr@ufg.br.
Acesse as fotos do lançamento aqui.