1

Lapig recebe visita técnica da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

A organização procura desenvolver soluções sustentáveis para o desenvolvimento da pecuária brasileira

Texto adaptado por Caio Rabelo

Fonte: Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

1

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2023, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) recebeu a visita técnica da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável que, além de conhecer o laboratório, visitou outros espaços da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trata-se de uma ação fruto das atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Terra, que deseja estreitar a relação entre a academia e os especialistas técnicos das organizações que utilizam esses dados em suas atividades.

A visita foi conduzida pela pesquisadora e doutoranda em Ciências Ambientais (Ciamb) do Lapig/UFG, Nathália Teles, que recebeu 12 convidados, representando 8 organizações associadas (NWF, JBS, Minerva Foods, Imaflora, ABIEC, Proforest, Banco do Brasil e SIA Brasil). Durante esse dia, foram apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos no Lapig, incluindo o Programa de Pesquisa em Pastagem (MapBiomas Pastagem; trabalhos de campo; e a iniciativa Global Pasture Watch para mapeamento global de pastagem), ProVant, MapBiomas Alerta, entre outros.

"Essa visita fortaleceu nossa convicção de que a colaboração entre diferentes setores é fundamental para o desenvolvimento de soluções que impulsionem transformações positivas na pecuária brasileira. Além disso, ficou evidente o enorme potencial de sinergia entre o LAPIG e os parceiros da Mesa," destacou Nathália.

Mapa da Pecuaria23
Apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Lapig

No segundo dia, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Tecnológico Samambaia UFG. Marinaldo Ribeiro, Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, fez a apresentação das instalações do Parque, incluindo o Centro Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), IPElab, Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) e o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG).

Mapa da Pecuaria2
Visita ao Parque Tecnológico Samambaia UFG

 

Outras 14 pessoas da equipe Lapig, entre coordenação, professores, graduandos e pós-graduandos, também contribuíram para a demonstração do trabalho realizado no laboratório nesses dois dias de trocas de aprendizado. "A ciência, a inovação e a cooperação entre setores são a chave para transformar a atual situação da pecuária no Brasil", enfatizou Nathália.