LLC Summit 2023 3

Representantes do Lapig participam de evento global sobre dados geoespaciais e metas climáticas

Colaboração envolveu sessões sobre monitoramento de pastagens para sustentabilidade

Texto: Caio Rabelo

LLC Summit 2023 3
Auditório na abertura do Land Carbon Lab's Summit 2023

 

Profissionais, estudantes e especialistas dos mais diversos setores reuniram-se em Bruxelas, Bélgica, durante o Land & Carbon Lab's Summit 2023, um evento promovido pelas instituições World Resources Institute (WRI), Bezos Earth Fund e Norway’s International Climate and Forest Initiative (NICFI). A cúpula permitiu integrar profissionais e tomadores de decisão que buscam, por meio de dados geoespaciais, trabalhar em prol de atingir as metas de clima e desenvolvimento sustentável desta década. O evento, realizado de 27 a 29 de junho, contou com a participação de pesquisadores e colaboradores de todo o mundo, incluindo representantes do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade de Goiás (UFG), por meio do professor Dr. Laerte Ferreira e a doutoranda em ciências ambientais, Nathália Teles.

LLC Summit 2023 2
O evento possibilitou a integração entre vários pesquisadores do mundo

 

O Land & Carbon Lab’s Summit 2023 possibilitou o contato entre vários setores que lidam com dados geoespaciais e estudam o uso e cobertura do solo em diferentes países. Os participantes ouviram especialistas em questões relacionadas à restauração de paisagens, combate ao desmatamento, crimes ambientais, manejo comunitário de terras, futuro alimentar, entre outras.

O Lapig esteve envolvido principalmente nas discussões e fortalecimento do consórcio em que participa, o Global Pasture Watch, que tem o objetivo de desenvolver dados globais para o monitoramento de pastagens e pecuária. A equipe organizou a sessão de palestras "Quebrando barreiras no monitoramento de pastagens: promovendo soluções colaborativas e diálogo interativo entre setores", que reuniu diversos atores de pesquisa, governo, finanças e indústria.

LLC Summit 2023
O professor Laerte Ferreira, à esquerda em uma apresentação

 

O professor Laerte, que coordena projetos de pesquisas que produziram e fazem a gestão do Atlas das Pastagens da UFG, destacou: “É importante esse tipo de discussão no LCL Summit para superarmos as barreiras no monitoramento de pastagens, como o acesso a dados, custos e coordenação entre as partes interessadas”. Através do diálogo interativo entre setores, Nathália, curadora do Atlas, enfatizou: “É uma possibilidade de integrar dados e desenvolver metodologias inovadoras para uma gestão mais eficiente e informada das pastagens”.

A participação do Lapig no LCL Summit 2023 fortalece os esforços e políticas da UFG para o monitoramento de pastagens e o avanço em direção às metas de clima e desenvolvimento sustentável. Essa colaboração entre vários atores do mundo tem o objetivo de promover soluções inovadoras para enfrentar os desafios globais relacionados à sustentabilidade e desenvolvimento.

Para mais informações, acesse as gravações do Land & Carbon Lab's 2023 Summit: (https://summit2023.landcarbonlab.org/)