
Pesquisadores do Lapig recebem homenagem à luta pela preservação ambiental
Dois representantes do Lapig estiveram entre os 32 homenageados pela comenda Washington Novaes na Alego
Texto: Caio Rabelo

Na última terça-feira (4/6), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene para homenagear personalidades que têm se destacado na luta pela preservação ambiental. Entre os agraciados com a comenda jornalista Washington Novaes, estavam dois pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) e professores do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG): Elaine Silva e Laerte Ferreira. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/GO), Andréa Vulcanis, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira, além de outros representantes e personalidades.
A comenda, criada pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), foi concebida para reconhecer e homenagear pessoas que dedicaram suas vidas à causa da sustentabilidade ambiental, em linha com o legado deixado pelo jornalista Washington Novaes. A premiação busca valorizar aqueles que, como ele, têm contribuído significativamente para a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.
Homenageados Elaine Silva e Laerte Ferreira, ao centro de cada imagem.
A coordenadora do Lapig, Elaine Silva, expressou sua satisfação e gratidão pela honraria recebida: "Essa premiação é resultado do comprometimento diário de cada membro do Lapig em prol da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente", destacou. O Laboratório tem sido reconhecido ao longo dos anos por seu trabalho na preservação do meio ambiente e na aplicação de tecnologias avançadas para o monitoramento e a análise do uso da terra.
A trajetória do professor Laerte Ferreira, fundador do Lapig e atual Diretor de Programas e Bolsas da Capes, foi enaltecida durante a cerimônia solene. Sua liderança e contribuição para o desenvolvimento de pesquisas e iniciativas inovadoras em geoprocessamento ambiental reforçam o reconhecimento que o Lapig conquistou perante a sociedade ao longo dos anos.

A comenda jornalista Washington Novaes é mais do que uma honraria; representa um marco na valorização daqueles que lutam pela proteção do meio ambiente e pela busca de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade moderna. O evento também ressalta a importância da interação entre academia, instituições governamentais e sociedade civil na construção de um futuro mais verde e resiliente. Vale destacar que outros professores UFG também receberam as honrarias, foram eles: Celene Cunha, também professora do Iesa; Emiliano Lobo de Godoi, professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca); e Rafael Saddi Teixeira, professor da Faculdade de História (FH).
Encontre mais informações sobre a solenidade na matéria da Assembleia Legislativa de Goiás, clicando aqui.