
Lapig na Escola promove conhecimento sobre sensoriamento remoto na semana meio ambiente
A visita foi realizada na Escola Municipal João Brás, em Goiânia
Redação: Caio Rabelo
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 a 9 de junho, o projeto de extensão Lapig na Escola, do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), realizou uma visita à Escola Municipal João Braz, com o objetivo de levar o conhecimento sobre sensoriamento remoto e geotecnologias para a formação escolar.
Durante a tarde, as turmas do 3º e 4º ano da escola tiveram a oportunidade de participar de palestras e exposições sobre o tema, abordando sua importância e aplicações no contexto ambiental. Os aproximadamente 60 alunos se reuniram no miniauditório e no pátio da escola, onde puderam interagir e aprender por meio de atividades didáticas e criativas.
Entre as atividades realizadas, destacou-se a demonstração do efeito de erosão, que despertou o interesse dos alunos ao mostrar de forma prática as consequências desse fenômeno ambiental. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com drones, explorando suas funcionalidades e aprendendo sobre a aplicação dessas tecnologias na análise geoespacial. Foi demonstrando na prática como isso afeta a nossa vida cotidiana.
O projeto
O Lapig na Escola tem como objetivo principal promover a formação escolar, integrando o conhecimento sobre geotecnologias e meio ambiente de maneira educativa e envolvente. A iniciativa busca despertar o interesse dos alunos e contribuir para a construção de uma consciência ambiental mais sólida desde a infância.
Ainda neste ano, o projeto tem planos de realizar ações em outras escolas, abordando diversos temas relacionados ao meio ambiente. Com isso, o Lapig na Escola contribui para uma educação mais completa e consciente, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender de forma dinâmica sobre geotecnologias e sua relação com a preservação ambiental.
Equipe do Lapig na Escola responsável pela ação. Da esquerda, Caio Rabelo, Lana Teixeira, Sanae Mori, Elaine Silva, Sofia Vilasboas, Rherison Almeida e Igor Rodrigues.
A visita à Escola Municipal João Braz evidencia a relevância desse projeto de extensão, que busca estabelecer uma conexão entre a tecnologia e a educação, formando cidadãos engajados e conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente.