WhatsApp Image 2023-05-30 at 14.42.33 (2).jpeg

Audiência pública debate políticas e diretrizes para combate ao desmatamento em Goiás

A coordenadora do Lapig esteve presente representando a UFG na pauta

Por Caio Rabelo/Agência Assembleia de Notícias

WhatsApp Image 2023-05-30 at 14.42.33 (4).jpeg

Audiência pública sobre "Políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás"

Em uma audiência pública realizada nesta terça-feira, poderes legislativo, executivo, academia e organizações sociais discutiram as políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento no estado de Goiás. Com o tema "Políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás", o evento reuniu especialistas e representantes no Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A audiência foi proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT), que convidou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, para discutir as ações do governo no combate ao desmatamento. Gomide é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, na Alego. A deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia, também participou da mesa de trabalhos, juntamente com Elaine Silva, coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), que representava a Universidade Federal de Goiás na ocasião.

Durante a audiência, a secretária Andréa Vulcanis destacou a preocupante situação do desmatamento no Cerrado. Segundo ela, em Goiás, cerca de 30 mil hectares do bioma são perdidos a cada ano. Para combater esse problema, Vulcanis ressaltou que o governo estadual tem aumentado o número de hectares embargados e alcançou a primeira posição no país em termos de transparência de dados sobre o desmatamento.

No entanto, a secretária questionou as razões pelas quais o desmatamento ainda persiste. Segundo ela, enquanto a soja e a carne bovina tiverem alto valor econômico e a vegetação nativa não for valorizada, o desmatamento continuará ocorrendo. Vulcanis ressaltou a importância de valorizar a floresta, adotar sistemas produtivos sustentáveis, promover um ordenamento territorial adequado e investir em monitoramento e controle ambiental como estratégias para evitar o desmatamento.

 WhatsApp Image 2023-05-30 at 14.42.33 (1).jpeg

Apresentação da coordenadora Elaine Silva durante a audiência

Elaine Silva, do Lapig, apresentou os dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam para altos índices de desmatamento em Goiás. Ela explicou que o laboratório atua no monitoramento do bioma Cerrado desde 1994, sendo pioneiro nessa iniciativa no estado. O sistema de alerta de desmatamento desenvolvido pelo Lapig em parceria com o Inpe é considerado uma referência nacional. A professora destacou a importância de preservar as áreas de recarga hídrica e adotar ações efetivas para a proteção ambiental.

Durante sua apresentação, Elaine destacou que os municípios de Niquelândia, Flores de Goiás, Caiapônia, Crixás, Cristalina, São João da Aliança, Formosa, Porangatu, Sítio da Abadia e Cavalcante apresentam uma tendência preocupante de aumento do desmatamento. Ela ressaltou a importância de buscar um equilíbrio entre o agronegócio e a preservação ambiental. Elaine exemplificou que o uso de técnicas de manejo adequadas e a utilização de áreas já convertidas possibilitam a produção sem a necessidade de desmatamento.

Mais informações em: Desmatamento em debate.