Pesquisas LAPIG (1).

Pro-Vant colabora com artigo publicado por doutorando da UnB na revista Remote Sensing

A pesquisa revela espécies invasoras com o uso de drones no Jardim Botânico de Brasília

Texto: Caio Rabelo

Pesquisas LAPIG (1).

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e a Embrapa Cerrados colaboraram com a pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), publicada recentemente na revista Remote Sensing. Intitulado "Woody Plant Encroachment in a Seasonal Tropical Savanna: Lessons about Classifiers and Accuracy from UAV Images", o estudo liderado por Lucas Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UnB, lança luz sobre o impacto das espécies invasoras no bioma Cerrado.

O artigo é resultado de um experimento conduzido no Jardim Botânico de Brasília, uma Unidade de Conservação com Cerrado nativo, e recebeu financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A pesquisa faz parte do projeto "Causas e consequências hidrológicas de mudanças ambientais em campos úmidos no Distrito Federal", que conta com a participação de membros do Lapig/Pro-Vant, incluindo os professores Manuel Ferreira e Leomar Rufino, além do doutorando João Vitor Silva Costa e outros estudantes de graduação.

Uma das questões levantadas pela pesquisa foi a identificação de duas espécies nativas do Cerrado, "Baccharis retusa" e "Trembleya parviflora", como invasoras na Unidade de Conservação. Essas espécies têm se espalhado com facilidade devido à falta de recursos hídricos, resultante de queimadas, rebaixamento do lençol freático na região, ou ainda por serem indicadores de déficit hídrico na região.

image (8).png

Fonte: Lucas Silva Costa, et. al. Remote Sensing (2023)

O objetivo da equipe do Lapig era utilizar o sensoriamento remoto embarcado em plataformas aéreas não-tripuladas para mapear essas espécies invasoras nas savanas tropicais. A compreensão das características dessas espécies invasoras nas imagens aéreas pode servir como indicador biológico para identificar desequilíbrios ambientais e entender os fatores que contribuem para sua disseminação.

Leia o artigo completo clicando aqui.