Pro-Vant colabora com artigo publicado por doutorando da UnB na revista Remote Sensing
A pesquisa revela espécies invasoras com o uso de drones no Jardim Botânico de Brasília
Texto: Caio Rabelo
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e a Embrapa Cerrados colaboraram com a pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), publicada recentemente na revista Remote Sensing. Intitulado "Woody Plant Encroachment in a Seasonal Tropical Savanna: Lessons about Classifiers and Accuracy from UAV Images", o estudo liderado por Lucas Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UnB, lança luz sobre o impacto das espécies invasoras no bioma Cerrado.
O artigo é resultado de um experimento conduzido no Jardim Botânico de Brasília, uma Unidade de Conservação com Cerrado nativo, e recebeu financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A pesquisa faz parte do projeto "Causas e consequências hidrológicas de mudanças ambientais em campos úmidos no Distrito Federal", que conta com a participação de membros do Lapig/Pro-Vant, incluindo os professores Manuel Ferreira e Leomar Rufino, além do doutorando João Vitor Silva Costa e outros estudantes de graduação.
Uma das questões levantadas pela pesquisa foi a identificação de duas espécies nativas do Cerrado, "Baccharis retusa" e "Trembleya parviflora", como invasoras na Unidade de Conservação. Essas espécies têm se espalhado com facilidade devido à falta de recursos hídricos, resultante de queimadas, rebaixamento do lençol freático na região, ou ainda por serem indicadores de déficit hídrico na região.
Fonte: Lucas Silva Costa, et. al. Remote Sensing (2023)
O objetivo da equipe do Lapig era utilizar o sensoriamento remoto embarcado em plataformas aéreas não-tripuladas para mapear essas espécies invasoras nas savanas tropicais. A compreensão das características dessas espécies invasoras nas imagens aéreas pode servir como indicador biológico para identificar desequilíbrios ambientais e entender os fatores que contribuem para sua disseminação.
Leia o artigo completo clicando aqui.