Manuel Monitorad

Lapig colabora com workshop do Ibama sobre recuperação de áreas degradadas pelo uso de drones

O professor Manuel Ferreira, atual vice-coordenador do LAPIG, foi convidado para expor o seu trabalho realizado no Lapig/UFG

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) participou do "1º Workshop sobre Caracterização de Danos, Monitoramento e Recuperação de Áreas Degradadas com Uso de Drones", que reuniu algumas gerências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) responsáveis por monitorar e fiscalizar impactos e crimes ambientais, além de recuperar áreas degradadas. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, em Brasília, na sede do Ibama, com a participação de professores e pesquisadores de algumas instituições, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), além representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), como a The Nature Conservance (TNC), membros do Ministério Público, Polícia Federal e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Uma ação conjunta entre membros da academia, órgãos públicos e sociedade civil organizada.

No primeiro dia, os servidores do Ibama expuseram suas experiências com drones, seguidos pelas apresentações de especialistas externos, com experiências e sugestões sugestões para o grupo. O professor Manuel Ferreira, atual vice-coordenador do LAPIG foi convidado para expor o seu trabalho realizado na UFG, mais especificamente no âmbito do núcleo de drones, o Pro-Vant.

Monitorad 2

Foto: Arquivo/Manuel Ferreira

No segundo dia, foram realizadas atividades práticas com drones, experimentando diferentes metodologias para registro de imagens, configurações de voo e de mapeamento, testando-se também o desempenho de softwares comerciais e de código aberto.

A iniciativa começou em 2022, com o Grupo de Trabalho de Monitoramento por Sensoriamento Remoto de Áreas Embargadas e de Acompanhamento da Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (MonitoRAD), que recentemente instrumentalizou os servidores do Ibama com os drones DJI Mavic 2 Enterprise e Matrice 300 RTK, visando maior eficiência das equipes de fiscalização nas missões de campo. O GT conta com o apoio direto do COAER, Centro de Operações Aéreas do Ibama, inclusive na formação de pilotos de plataformas aéreas não tripuladas.

Monitorad 3

Foto: Arquivo/Manuel Ferreira

A ideia agora é manter um grupo de apoio permanente, que possa apoiar as ações por meio do aprimoramento de protocolos, compartilhamento de equipamentos e softwares.