notícia lançamento

Lançamento da plataforma Atlas das Pastagens acontece no dia 13 de abril

A plataforma única no Brasil e desenvolvida pelo Lapig concentra de forma acessível todos os dados, gerados no âmbito da iniciativa do MapBiomas, sobre as pastagens brasileiras.

Acontecerá no dia 13 de abril, quarta-feira, às 10h, com transmissão no canal oficial do youtube da Universidade Federal de Goiás (UFG), o lançamento da plataforma Atlas das Pastagens, que tornará acessível, de forma online e gratuita, todos os dados das pastagens brasileiras. Além de toda a comunidade acadêmica, científica e sociedade em geral, a plataforma também se propõe em ser um suporte para a agropecuária nacional. 

O evento terá a mediação do professor Laerte Ferreira, coordenador da plataforma, e contará com as participações da Drª. Eleneide Sotta, coordenadora de Mudança de Clima da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas e Agropecuária Conservacionista (CGMC), do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (DEPROS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Dr. Eduardo Assad, professor do mestrado em agronegócios da FGV/GVagro e pesquisador do CEPAGRI/Unicamp .

As informações das pastagens são produzidas pelo Núcleo de Pastagem, coordenado pelo prof. Laerte Ferreira, que monitora, por meio de mapas anuais realizados com sensoriamento remoto, a qualidade e o nível de degradação dos pastos em todo o país.

Lançamento Atlas convidados    programação lançamento Atlas 

 

ATLAS DAS PASTAGENS

Em 2015, o Lapig tornou-se responsável pelo mapeamento anual de pastagem no Brasil na iniciativa MapBiomas, com coordenação do professor Laerte Ferreia. Atualmente o projeto possui aproximadamente 30 pesquisadores, entre docentes, bolsistas de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica, dedicados ao tema pastagens e pecuária, sobretudo, ao desenvolvimento de algoritmos e protocolos para o mapeamento e monitoramento das áreas de pastagens no país.

Pensando nisso, a plataforma Atlas das Pastagens foi criada para que possa ser uma ferramenta online, gratuita e acessível em que toda essa produção de dados seja desaguada e compilada. Assim, a plataforma disponibiliza seis bases de dados, são elas:

(1) Mapeamento das áreas ocupadas por pastagens no Brasil;
(2) Mapeamento da qualidade dessas áreas;
(3) Mapeamento dos estoques de carbono das pastagens no bioma Cerrado;
(4) Informações do rebanho bovino brasileiro analisadas a partir dos dados da pesquisa pecuária municipal (IBGE);
(5) Séries temporais de classificação de uso e cobertura da terra por inspeção visual de dados dos satélites Landsat;
(6) Avaliação da condição das pastagens em campanhas de campo realizadas por equipes do laboratório.

Para saber mais informações do Atlas das Pastagens acesse: atlasdaspastagens.ufg.br

Atlas das pastagens

Atlas das pastagens - página incial

Atlas das pastagens 2

Atlas das pastagens - plataforma de dados