
Webinar sobre as Pastagens revela como é feito o mapeamento das áreas no território brasileiro
Com apresentação do professor Laerte Ferreira, a discussão mostrou o trabalho de mapeamentos das pastagens brasileiras
Aconteceu nesta quarta-feira (13), no canal do Youtube do MapBiomas Brasil, com mediação e apresentação do professor Laerte Ferreira, o Webinar, Brasil Revelado: A evolução da Pastagem nos últimos 36 anos. Com o objetivo de apresentar os dados das Pastagens no país, o evento contou ainda com a participação de Vinicius Vieira, Mariane Crespolini, Laís Cunha e Patrícia Menezes.
O MapBiomas em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza um mapeamento das áreas de pastagens em todo o território nacional. Dessa forma, o Webinar além de apresentar os dados da Coleção 6, lançados no último dia 27 de agosto, também explicou a diferença de pastagens, o processo de degradação do solo e quais as ações que devem ser tomadas para manter o solo continuamente saudável.
O monitoramento acontece durante todo o ano e visa avaliar o comportamento dos pastos, analisar os dados para os Mapas, além da realização dos trabalhos de campo. Segundo o Professor Laerte Ferreira, esse mapa que está sendo produzido trará facilidade e benefícios para as pastagens.
“O mapa irá mostrar onde a agropecuária pode ser intensificada, onde a pressão sobre o pastejo deve ser reduzida, onde eu preciso direcionar investimentos para recuperar as pastagens. Tudo isso vai ajudar a melhorar e direcionar as políticas públicas voltadas à produção de commodities agrícolas de uma forma ambientalmente mais sustentável”, esclarece o professor.
O Webinar, com todas as falas e apresentações está disponível no canal do YouTube do MapBiomas no link: (https://www.youtube.com/watch?v=-c2VILbYAhQ).
Acesse: mapbiomas.org
