Imagem do bioma cerrado

Lapig realiza semana de comemoração ao Dia do Cerrado e participa de programa na TV UFG

Professores do Lapig participarão do programa Mundo UFG para falar dos desafios da preservação do Cerrado

Por Leoncio Silva (Lapig)

 

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado no próximo sábado (11) de agosto. Em comemoração à data, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou uma semana de atividades, homenagens e discussões sobre o bioma.

Nas redes sociais do Lapig foram produzidos posts sobre os famosos Ipês, filtro com apelo à preservação do Cerrado, reels e um Quiz de perguntas e curiosidades. Além disso, hoje (10), o Professor Laerte Guimarães, participará do Webinar Cerrado – Cenários e Perspectivas, das 14h às 16h30, para obter mais informações sobre o evento e realizar a inscrição acesse o site monitoramentocerrado.mcti.gov.br.

Ainda nesta sexta-feira, às 18h, terá o programa Mundo UFG inteiramente dedicado ao Cerrado, discutindo os desafios atuais de preservação do 2° maior bioma da América do Sul. Para compor o diálogo, estarão presentes a professora Elaine Silva, diretora do (Lapig), o professor Nilson Ferreira (NEPEF), Ivanilton José, docente do (IESA) e a pesquisadora Andréa Maciel. A discussão pode ser acompanhada ao vivo na TV UFG (canal 15.1 ou 21 NET) e na internet através do link (www.youtube.com/watch?v=Q20rud9hLrg).

 

LAPIG E O CERRADO

O Lapig e o Cerrado caminham juntos, o Laboratório possui um compromisso na defesa e preservação do bioma. Os professores da equipe possuem inúmeras pesquisas e projetos de extensão reconhecidos e de relevância nacional no auxílio às diversas questões inerentes ao Cerrado. Dentre alguns deles estão:

  • Plataforma do Conhecimento do Cerrado: tem como objetivo a geração, compilação, organização e disseminação de dados e informações geográficas e ambientais, voltados à melhor governança territorial do Cerrado. Para saber mais acesse (cepf.lapig.iesa.ufg.br).
  • Atlas das Pastagens: O Atlas das Pastagens é uma ferramenta desenvolvida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), para tornar acessível, de forma online e gratuita, os dados relacionados às pastagens brasileiras. Todos os dados da plataforma são produzidos no âmbito do Núcleo de Pastagem que está sob a coordenação do professor Laerte Ferreira. Na ferramenta, o usuário pode visualizar as informações geograficamente espacializadas, com a opção de selecionar regiões de interesse e realizar o download dos dados. Confira o atlas no endereço eletrônico (atlasdaspastagens.ufg.br).
  • Cerrado DEPAT: A Plataforma Deforestation Polygon Assessment Tool (Cerrado DPAT) é uma ferramenta online e gratuita criada com o propósito de contextualizar os desmatamentos detectados pelos sistemas PRODES-Cerrado e DETER-Cerrado, produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Programa Monitoramento do Cerrado. A plataforma considera análises de pontos de validação visualmente inspecionados, visitas em campo e métodos de análise automática para detecção de desmatamentos (e.g. superfície de susceptibilidade ao desmatamento e análise de séries temporais em imagens de satélite). Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos, fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado. Acesse: www.cerradodpat.ufg.br.