Lapig realiza reunião para apresentação da plataforma TVI
Plataforma será lançada no segundo semestre e será totalmente pública
Por Leoncio Silva (Lapig)
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou nesta última sexta-feira (09), uma reunião virtual para apresentação dos avanços, encaminhamentos e desenvolvimento da plataforma TVI (Temporal Vision Inspection) com a presença de parte da equipe do Lapig.
A plataforma TVI tem como objetivo inspecionar pontos de uma imagem de satélite, a exemplo disso, todos os pontos que são analisados nas pesquisas do Núcleo de Pastagem utilizam a ferramenta para detectar pastagem, agricultura, dentre outras classes de uso do solo. A inspeção de mais de 85.000 pontos é um dos modelos de campanhas que utilizam o TVI.
Outro diferencial da plataforma é a examinação de um ponto por vários anos, apresentando a cronologia de eventos, com detalhe espacial, obtendo todos os dados das imagens, o que é muito importante nas pesquisas do Lapig.
A previsão é que a plataforma seja lançada no segundo semestre deste ano, com a realização de um evento de lançamento do TVI. A ideia é tornar a ferramenta totalmente pública e gratuita, ou seja, qualquer pessoa poderá cadastrar uma campanha e utilizar a plataforma.
Foto: Divulgação/ Lapig (Tela de visualização das campanhas de inspeções).
Foto: Divulgação/ Lapig (Imagens Planet e Sentinel 2 mensais de determinado ponto).