
UFG e FGM realizarão capacitações sobre desmatamento no bioma Cerrado para todo Estado de Goiás
As capacitações online, gratuita e com emissão de certificado.
O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com a Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou na manhã de hoje o Lançamento das Capacitações do Cerrado DPAT.
O evento, com transmissão ao vivo via Youtube, contou com a presença da Vice-Reitora da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, o Presidente da FGM, senhor Cunha e o Coordenador do Cerrado DPAT, professor Laerte Ferreira.
Com mais de 200 espectadores, dentre eles gestores e técnicos, o objetivo do lançamento foi apresentar a parceria da UFG com a FGM para capacitar todos os Municípios do Estado de Goiás sobre o desmatamento no bioma Cerrado, utilizando como ferramenta, a plataforma pensada e desenvolvida pelo Lapig, Cerrado DPAT.
Capacitação
As capacitações serão online, gratuitas e com emissão de certificado. A sua programação consiste na abordagem dos conceitos básicos de geotecnologias, com o foco no uso de mapas temáticos e imagens de satélite no monitoramento do desmatamento. As inscrições podem ser realizadas na própria plataforma: www.cerradodpat.org/#/capacitacao O calendário segue o seguinte agrupamento e ordem:
1º Capacitação Plataforma Cerrado DPAT
Público: Municípios da mesorregião Norte, Leste e Noroeste
Data: 10 e 11/03
Horário: 08h às 12h - 14h às 17h
2º Capacitação Plataforma Cerrado DPAT
Público: Municípios da mesorregião Centro Goiano
Data: 17 e 18/03
Horário: 08h às 12h - 14h às 17h
3º Capacitação Plataforma Cerrado DPAT
Público: Municípios da mesorregião Sul Goiano
Data: 24 e 25/03
Horário: 08h às 12h - 14h às 17h
Cerrado DPAT
O Cerrado Deforestation Polygon Assessment Tool (Cerrado DPAT) é uma ferramenta online e gratuita criada com o propósito de caracterizar os desmatamentos detectados pelos sistemas PRODES-Cerrado e DETER-Cerrado.
Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos, fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado.
O Cerrado DPAT inova porque, além de qualificar o desmatamento com dados geográficos de diversas fontes, também oferece a validação dos polígonos de desmatamento, contribuindo para a melhoria do processo de detecção da perda de vegetação nativa no Cerrado.
Acesse: www.cerradodpat.org